Município de Odemira e Politécnico de Beja celebram protocolo para criação de cursos técnicos profissionais

O presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e a presidente do Instituto Politécnico de Beja (IPB), Fátima Carvalho, celebraram, a 22 de julho, um memorando de entendimento com vista à criação cursos técnicos profissionais na escola secundária da vila alentejana já no próximo ano letivo 2022/2023. O acordo foi celebrado na FACECO, no stand do IPB.


Para Hélder Guerreiro disse que “queremos muito ter o IPB em Odemira e para isso tudo faremos para que de alguma forma poder corresponder às expetativas dos nossos jovens no nosso território, criando ofertas de ensino superior” e “construir um caminho de produção de conhecimento aplicado no território e de alguma forma sirva às empresas e desenvolvimento económico e social do concelho”.


O presidente do município explicou que vão abrir vagas para os cursos técnicos profissionais (TeSP) de gestão de instituições e organizações sociais, desporto e análises laboratoriais porque “num inquérito que fizemos aos nossos jovens sentiram que deveriam ser estas as respostas”. Abrirão ainda inscrições para um pós-graduação em Turismo Sustentável, “uma área importante no concelho”.


A presidente do IPB salientou a importância deste alargamento a Odemira. “É da maior importância uma vez que fazia parte da estratégia do nosso plano de ação, sendo o concretizar de um ensino de proximidade, proporcionando formação superior nas suas terras de origem”.


Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, “a qualificação é determinante para qualquer estratégia de desenvolvimento regional e os politécnicos têm feito um trabalho inexcedível na aproximação aos territórios”.


A governante disse ainda que estes cursos têm sido “desenhados de acordo com as necessidades dos territórios, nomeadamente das entidades empregadoras”, acrescentando que têm sido disponibilizados fundos comunitários para estes cursos.