Faleceu hoje, 11 de Janeiro, às primeiras horas da manhã, Luís Machado Luciano, aos 85 anos.
“Médico de grande prestigio nesta cidade, conhecido pela sua grande generosidade e simpatia e exerceu durante seis anos a Presidência da LASA (Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão), onde deixou uma marca pelo seu espírito altruísta e de amor a Setúbal”, refere a LASA, em comunicado.
“A LASA curva-se respeitosamente sobre a sua memória, endereçando à família as mais sentidas condolências”, adianta.
Machado Luciano recebeu a Medalha da Cidade de Setúbal em 2018 na categoria de Ciência e Tecnologia.
Luís Machado Luciano, nasceu em Malange, Angola, em 1935, e residia em Setúbal há quase meio século. Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1962, concorre em 1964 a Interno dos Hospitais Civis de Lisboa, é aprovado e, em concursos sucessivos termina a sua formação na área cirúrgica em 1969.
Nos anos de 1974-75-76 integra várias Comissões Instaladores, no Hospital de Setúbal, neste período de grande instabilidade política.
Em 1985 integrou um Grupo de Cirurgiões que elaboraram os Estatutos para a Constituição da Sociedade Portuguesa de Cirurgia tendo feito parte da primeira Direcção eleita.
Presidente da Assembleia-geral da Distrital de Setúbal, da Ordem dos Médicos, em dois mandatos sucessivos, 1999-2003, foi mandatário da Candidatura de Carlos de Sousa (PCP) à Câmara Municipal de Setúbal nos anos de 2001 e 2005.
Em 2001 Presidente da Assembleia-geral da Setúbal-Polis 2001 com mandato não renovado no ano de 2005 por decisão maioritária no executivo da Câmara Municipal de Setúbal.