Morreu Bernardo Tengarrinha, antigo jogador e treinador do Vitória

Morreu hoje, 30 de outubro, Bernardo Tengarrinha, antigo futebolista do Vitória Futebol Clube (VFC), aos 32 anos de idade, vítima de linfoma de Hodgkin.

O atleta fez o último jogo como profissional no dia 18 de dezembro de 2016, pelo Boavista. A 18 de outubro de 2017, o futebolista anunciou a suspensão da carreira, devido a um problema oncológico.

Na fase inicial da luta contra a doença, Bernardo Tengarrinha apresentou grandes melhoras e chegou a trabalhar no Vitória Futebol Clube nas épocas 2018/19 e 2019/20, na função de treinador adjunto dos sub23.

O VFC, em comunicado, refere que “dizem que as grandes batalhas são dadas a grandes guerreiros, e tu foste enorme na batalha que travaste e na forma como a encaraste”. “Que honra foi para nós vestires as nossas cores, defenderes o nosso símbolo, como jogador e posteriormente como treinador. Descansa em Paz enorme Tengarrinha, nunca te vamos esquecer. Serás sempre um dos nossos”, acrescenta o comunicado.

Nascido em Sátão, distrito de Viseu, Bernardo mudou-se para Lisboa para jogar futebol no Odivelas, aos nove anos. Foi depois contratado pelo Benfica, jogando nas águias de 1999 a 2005, altura em que saiu para o FC Porto, onde esteve 7 anos.

Após empréstimos ao Estrela da Amadora, Olhanense, Santa Clara e Vitória de Setúbal, Tengarrinha ainda jogou na Bulgária (CSKA Sofia) , Freamunde, Chaves e Boavista.