As comemorações do 31.º aniversário da cidade do Montijo tiveram como ponto alto a cerimónia de entrega da Medalha de Ouro do Concelho a Amândio de Carvalho, Cédric Soares e Luís Rouxinol.
O salão nobre dos Paços do Concelho do Montijo encheu, no passado dia 14 de Agosto, para assistir à cerimónia de entrega da Medalha de Ouro do Concelho a Amândio de Carvalho, Cédric Soares e Luís Rouxinol. A Câmara Municipal do Montijo quis prestar homenagem pelo percurso profissional e de vida a Amândio de Carvalho, o feito desportivo alcançado por Cédric Soares com a vitória no Euro 2016 e a prestigiosa carreira tauromáquica de Luís Rouxinol.
Amândio de Carvalho recebeu a condecoração pelas mãos do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, manifestando-se satisfeito “pelo seu trabalho desenvolvido ter sido reconhecido”. “Estou satisfeito por tudo isto, o trabalho desinteressado mas efectivo não tem preço quando é efectuado com gosto e devoção”, disse o homenageado, que já desempenhou funções na federação de futebol e na Assembleia Municipal do Montijo.
Ausente por motivos profissionais, Cédric Soares delegou no irmão, Kevin Soares, a honra de receber a Medalha de Ouro do Concelho. “O Montijo teve um papel fundamental no desenvolvimento e sucesso do meu irmão enquanto pessoa e jogador. Foi aqui que ele cresceu e deu os primeiros chutos na bola. É com muita honra e orgulho que recebemos esta medalha”, afirmou. Na sua página do Facebook, o jogador agradeceu a homenagem. “Foi com imenso orgulho que recebi a Medalha de Ouro da Cidade do Montijo, terra onde dei ‘os primeiros pontapés na bola’ e com a qual mantenho, ainda hoje, laços muito especiais”, disse o atleta, salientando que “falou-se de orgulho e de agradecimento, mas o sentimento é – e será sempre – recíproco. Também nós, a família Soares, estamos agradecidos à cidade que nos recebeu e que nos viu crescer”, adiantou.
Também ausente devido a compromissos profissionais, Luís Rouxinol foi representado pela sobrinha Marisa Mota que leu uma declaração do homenageado. “Foi no Montijo que nasci, cresci e dei vida ao meu sonho de ser cavaleiro tauromáquico, sonho esse que me permite hoje ser reconhecido com a mais alta distinção da minha terra”, frisou o homenageado. “Demonstro toda a minha gratidão e asseguro elevar o nome do Montijo em qualquer praça. A medalha que hoje me atribuem tem um peso e uma importância que nunca tinha sentido”, disse.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, enalteceu que o gesto de conceder a medalha de ouro a Amândio de Carvalho, Cédric Soares e Luís Rouxinol é “um sinal de admiração e gratidão àqueles que conseguem alcançar o sucesso”. No aniversário da cidade, o presidente deixou, ainda, uma palavra de saudação a “todos os montijenses que, ao longo dos tempos, têm enfrentado as dificuldades com esperança renovada, coragem, iniciativa e solidariedade”.
A Medalha de Ouro do Concelho é a mais alta distinção que o município pode conceder e é atribuída a pessoas ou instituições que, tendo prestado ao concelho ou ao país serviços relevantes, gozem de prestígio social pelo seu percurso de vida e pelos feitos alcançados.
De referir que os festejos do 31.º aniversário da cidade inclui, no dia 13 de Agosto, na Praça da República um concerto da fadista Cuca Roseta e a inauguração, no dia seguinte da exposição “Da Escola à Escrita”, do artista plástico montijense Carlos Vidal.