Litoral Alentejano

Monitorização de um troço de rio Sado em Alcácer do Sal

A Salt&Stork adotou um troço de 500 metros do Rio Sado e a ASPEA vai dinamizar uma atividade de voluntariado ambiental, a 28 de outubro, com uma saída de campo de monitorização de um troço de rio, em Alcácer do Sal, aberta à comunidade, com o objetivo de dar a conhecer o Projeto Rios.

Na saída, entre as 10h00 e as 13h00, os participantes vão poder conhecer melhor o Projeto Rios e aprofundar a sua metodologia de saída de campo, nomeadamente a recolha de águas para a avaliação dos parâmetros físico-químicos da água, a observação da flora e fauna, assim como, a análise e avaliação sobre estado de saúde do rio ou ribeira envolvente. A monitorização seguirá a Ficha de Campo Projeto Rios e, posteriormente, submetidos na app Survey 123.

As campanhas de monitorização são parte principal do Projeto Rios e da ação dos grupos adotantes. Participe na Campanha de Outono, e submeta os dados de monitorização do seu rio ou ribeira na app, contribuindo para o conhecimento e alerta do estado dos ecossistemas ribeirinhos portugueses.

Inscrição aberta e gratuita à população, com inscrição obrigatória, através do link: https://forms.gle/AuVRHbWH16LMYBLt7.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA), fundada em 1990, que conta já com 30 anos de experiência na sensibilização ambiental, formação e capacitação, consultoria e desenvolvimento de projetos e programas de educação ambiental em diversas temáticas do ambiente e sustentabilidade, para um vasto leque de atores e públicos, nas formas de ação educativa formal, não-formal e informal.

A ASPEA tem a sua sede em Lisboa e núcleos em Aveiro, Braga, Bragança, Viseu e Açores.

A associação coordena e participa em projetos Nacionais financiados pelo Fundo Ambiental e autarquias, e outros internacionais no âmbito de programas financiados pelo ERASMUS+, LIFE, EEA Grants e Fundo Especial da CPLP.

Coordena ações de formação acreditadas para professores e para a população em geral, organiza Conferências Nacionais (Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, Jornadas de Art’Ambiente, etc.) e internacionais como o Congresso Lusófono de Educação Ambiental, e é membro afiliado das seguintes redes internacionais: Rede Lusófona de Educação Ambiental, Ponto Focal Carta da Terra, Fundação Caretakers of the Environment e Rede Let’s take care of the Planet.

Coordena o grupo da Agência Jovem de Notícias em Portugal e, desde 2017, realiza um programa de voluntariado ambiental mensal para o público em geral e também ações de RSC para empresas.

A ASPEA representa a CPADA no acompanhamento da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, bem como faz parte do grupo de Observadores Consultivos da CPLP

admin

Recent Posts

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

9 horas ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

18 horas ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

2 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

2 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

2 dias ago

Câmara de Setúbal adjudica empreitada para construção de Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 8 de maio, a adjudicação da empreitada de…

2 dias ago