Ministra do Mar avança com dragagens no Sado

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside esta quarta-feira, dia 12 de Setembro, à cerimónia de assinatura do auto de consignação do Projecto de Melhoria de Acessibilidades Marítimas do Porto de Setúbal.

A cerimónia terá lugar no dia às 17h00 nas instalações do Ministério do Mar, sitas na av. Dr. Alfredo Magalhães Ramalho, nº 1, em Algés.

Com este acto, as dragagens para melhoria das acessibilidades marítimas no estuário do Sado, para possibilitar a entrada no porto de Setúbal de navios de 3000 a 4000 TEU, deverão arrancar ainda este mês ou Outubro.

Recorde-se que o governo prevê um crescimento de 60% do porto de Setúbal, para onde estão previstos investimentos na melhoria das acessibilidades marítimas e ferroviárias, no valor de 25,2 milhões de euros. “O porto de Setúbal, com estas intervenções que vão ser feitas, ficará com capacidade de acolhimento do mesmo tipo de navios que hoje vão ao Porto de Lisboa”, disse Ana Paula Vitorino, num encontro para apresentação da ‘Estratégia para o aumento da Competitividade Portuária 2017/2026’, que decorreu o ano passado, em Setúbal.

As dragagens vão aprofundar o canal de entrada e a bacia de rotação do porto de Setúbal, até uma quota de menos 15 metros permitindo a circulação de dois navios em simultâneo.