Mesas de Setúbal e Palmela a votos para 7 Maravilhas

A sétima edição da eleição de 7 Maravilhas de Portugal, apresenta “mesas”, que englobam propostas turísticas representativas das regiões ou concelhos candidatos, com propostas nas áreas da gastronomia, vinhos, azeite e roteiros turísticos.

A Mesa de Setúbal encontra-se em votação até 12 de Agosto para decidir a passagem à última fase do concurso 7 Maravilhas à Mesa, que inclui 49 pré-finalistas de todo o país.

A Mesa de Setúbal, intitulada “Casa da Baía de Setúbal”, propõe, na categoria de “Roteiros”, experiências únicas no edifício centenário, remodelado em 2011, onde actualmente funciona o posto de informação turística Casa da Baía, localizado na avenida Luísa Todi.

A proposta da mesa setubalense reserva, também, em “Gastronomia”, Pão do Faralhão, Ostras do Sado ao Natural, Salmonete à Setubalense e Queijo de Azeitão.

Na área de “Vinhos e Azeites”, a Mesa de Setúbal propõe o vinho branco Quinta de Alcube Reserva, produzido na Quinta de Alcube, e, como aguardentes e licorosos, o Moscatel Roxo de Setúbal 1997, da colecção privada de Domingos Soares Franco, produzido pela José Maria da Fonseca.

As 7 Maravilhas à Mesa estão agora em fase de votação para a selecção de 14 propostas que vão integrar a gala final, que decorre a 16 de Setembro.

A selecção é feita pelo voto dos portugueses em sete galas semanais aos domingos,  com transmissão televisa na RTP e apresentação de Catarina Furtado e José Carlos Malato.

O número de telefone para votar na mesa sadina, que tem como padrinho o cantor Toy, é o 760 10 70 28. Os resultados da votação são conhecidos a 12 de Agosto numa gala a transmitir pela RTP em directo de Alijó.

A Mesa de Palmela estará em destaque na Gala a transmitir, em directo, a partir de Viseu no dia 5 de Agosto, e concorre directamente com o município anfitrião, bem como com Tavira, Lajes do Pico, Bairrada ao Mondego, Montalegre e Porto Moniz. O concelho e os seus produtos far-se-ão representar por uma forte comitiva, liderada pela empresária Leonor Freiras, proprietária da Casa Ermelinda Freitas. Em cada uma das galas serão apurados dois municípios finalistas, num total de 14, que competirão pelo título da Melhor Mesa de Portugal na final, a decorrer em Albufeira, a 16 de Setembro.

Mesa de Palmela
– Vinho de Palmela
– Moscatel Roxo
– Queijo de Azeitão DOP
– Sopa Caramela
– Castelo, Centro Histórico e Parque Natural da Arrábida
– Casa-Mãe da Rota dos Vinhos
– Paisagem vinhateira de Fernando Pó

 

O voto na mesa de Palmela faz-se através do número 760 10 70 18 e tem o custo de 0,60€ + IVA.

A eleição das 7 Maravilhas à Mesa, desenvolvida em parceria pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho e pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, conta com um conjunto alargado de apoios, incluindo o alto patrocínio do Presidente da República.

edição 7 Maravilhas à Mesa estão disponíveis no sítio www.7maravilhas.pt, que inclui destaques especiais sobre cada uma das 49 candidaturas pré-finalistas a concurso.