Marta Grega é a rainha da Festa das Vindimas

Marta Grega, de 20 anos, residente em Brejos do Assa, é a rainha da Festa das Vindimas.

A jovem foi eleita a 31 de agosto, num espetáculo de música, beleza e glamour que decorreu no Cine-Teatro S. João, em Palmela.

A 1.ª Dama Honor e Isa sardinha, de 19 anos, de Aires.

Bruna Dias, de 19 anos, de Palmela, foi eleita 2.ª Dama de Honor.

A rainha e as damas de honor

A 59.ª edição da Festa das Vindimas que vai realizar-se de 1 a 6 de setembro na vila de Palmela tem como cabeças de cartaz Rosinha, maninho e Dino d’Santiago.

O certame será inaugurado a 1 de setembro, às 19h30, numa cerimónia a realizar junto aos Paços do Concelho e onde será Marcha das Vindimas 2022, com letra e música de João Pedro Silva, e interpretação de Andreia Silva e Ricardo Afonso.

Durante seis dias, este evento de afirmação da identidade local e de homenagem ao vinho e à vinha, trará a habitual alegria e animação, destacando-se os espetáculos com artistas nacionais e locais, os concertos das filarmónicas do concelho, as provas desportivas, como o Rally Paper, Rampa das Vindimas, Torneio de Futebol, Troféu de Kart, Festival de Natação, Aquatlo, Prova de Orientação, Corrida de Carrinhos de Rolamentos e largadas de touros.

O Mercado de Vinhos – Adegas Wine Lounge, a gastronomia, os produtos regionais, harmonizações, cursos, showcookings, o tradicional Cortejo dos Camponeses, a Pisa da Uva e a Benção do 1.º Mosto, ambos às 10h00 e 11h00, respetivamente, e os emblemáticos Cortejos das Vindimas (dia 4 de setembro, às 17h00), assim como a Gala de Eleição da Rainha das Vindimas, com participação especial de “Quim Roscas e Zeca Estacionâncio”, no dia 31 de agosto, às 21h30, no Cine-Teatro S. João, completam o programa.

A Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas aposta num cartaz musical forte com componente de artistas populares como Rosinha e espetáculos destinados à juventude com os Bateu Matou e Maninho.

No dia 1, às 22h30, o certame abre com o concerto de Dino d’Santiago, no palco principal. No dia 2, às 22h30, também no palco principal, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Os Loureiros” convidam One Vision para um grande espetáculo de tributo a Queen. No dia 3, à mesma hora e local, Bateu Matou promete atrair muitos jovens. No dia 4, é a vez de Maninho subir ao palco principal, às 22h30). No dia 5, a Sociedade Filarmónica Humanitária convida Nuno Guerreiro para um concerto imperdível. No dia 6, à 1h00, o certame encerra com Rosinha, uma das artistas mais acarinhas e populares do país. Antes, pelas 23h00, decorrerá o famoso Cortejo Noturno das Vindimas.

De referir que o Cortejo das Vindimas terá este ano como tema “Vindimas, um momento para dar”, com coordenação de Alexandre Jesus, construção de Vítor Santos e Dora Sales, numa produção de Nylon Princeso e criação de Berbere Quim. “Haverá histórias para lembrar e plantas para fazer crescer e cabelos para podar e poemas para ler e costas para tratar e flores para agarrar e fotos para ver e desenhos para pintar e vinho para beber e marchantes para brilhar e cestos para lavar e cabeças para coroar e muito, muito para partilhar e oferecer”, refere a organização.

O município de Palmela atribuiu à Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas um apoio financeiro no valor de 50 mil euros, juntando-se ao apoio logístico e de recursos humanos e à utilização do Cine-Teatro S. João e outros equipamentos municipais, com um valor estimado em 25 mil euros.