Marinha coordena resgate de norte-americano vítima de ataque cardíaco ao largo de Sines

A Marinha, através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa ( MRCC Lisboa), coordenou o resgate de um passageiro de nacionalidade norte-americana com sinais de ataque cardíaco, que se encontrava a bordo do navio de passageiros “MSC ORCHESTRA”, que navegava a cerca de 33 milhas, o equivalente a 61 quilómetros, a oeste do porto de Sines.

A informação chegou ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa através de chamada de rádio VFH às 21h12 ontem, dia 29 de abril, indicando que um passageiro teria sofrido um ataque cardíaco. De imediato, foi contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-MAR) que classificou a situação como um resgate médico urgente.

O MRCCC Lisboa contactou o Capitão do Porto de Sines que efetuou a ativação de embarcação da Estação de Salva-vidas que viria a resgatar o passageiro, de 65 anos, do navio, tendo-o encaminhado para a marina de Sines, onde chegou pelas 00h13, do dia de hoje.

No local aguardava o INEM que prestou assistência imediata à vítima, tendo de seguida encaminhado o paciente para unidade hospitalar.

A Marinha, através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, garante uma resposta contínua em todos os espaços marítimos de jurisdição nacional a incidentes que possam ocorrer.​​