A Câmara Municipal de Palmela aprovou um voto de pesar pelo falecimento de Valentim Pinto, antigo presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo. Valentim Rodrigues Pinto faleceu aos 73 anos, vítima de doença prolongada.
Natural de Viseu, cedo veio a residir na região de Setúbal, onde desenvolveu a sua carreira profissional e percurso político. Licenciado pelo ISCTE em Sociologia do Trabalho, em 1985, esteve sempre ligado ao Poder Local Democrático, quer por via das diversas funções como dirigente na administração local, nomeadamente, ao serviço da Câmara Municipal do Seixal, quer pela assunção de diversas missões de serviço público.
Desempenhou funções na Assembleia de Freguesia de Quinta do Anjo desde 2005 e, entre 2006 e 2017, foi Presidente da Junta, revelando-se um apaixonado por esta Freguesia e um defensor intransigente das suas populações. Atualmente, era membro da Assembleia Municipal de Palmela para o mandato 2021-2025.
“O forte sentido de dever cívico, o compromisso pessoal e político com as causas que abraçava, a visão humanista e uma forma de estar discreta, mas assertiva, deixaram a sua marca no universo político local e regional. Quem com ele teve oportunidade de privar recorda a capacidade de trabalho e de luta, o empenho, o sentido de humor refinado e o gosto pessoal pela cultura”, refere o voto de pesar.
A Câmara Municipal de Palmela lamenta o falecimento de Valentim Pinto e endereça à sua família, à Assembleia Municipal de Palmela e à Freguesia de Quinta do Anjo sentidas condolências.