Marina Birrento é a nova vereadora da Câmara do Montijo

A presidente da Câmara Municipal do Montijo, Maria Clara Silva, anunciou a nomeação de Marina Birrento para o cargo de vereadora, no início da reunião de câmara de 26 de junho, durante a qual também ocorreu a tomada de posse.

A vereadora vai assumir a Divisão de Educação, a Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde, a Divisão de Administração Organizacional (com exceção da Unidade Municipal de Tecnologias e Sistemas de Informação), o Gabinete do Munícipe, o Gabinete de Turismo, Inovação e Desenvolvimento Económico e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Marina Birrento traz consigo uma vasta experiência em políticas públicas e igualdade de género, consolidada ao longo de nove anos na Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), onde desempenhou o papel de perita nacional na Comissão de Igualdade de Género do Conselho da Europa, em Estrasburgo.

Para além de um Curso de Estudos Avançados em Gestão e Administração pública, a nova vereadora é doutorada em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, autora da tese “A genderização das condições de trabalho, das relações laborais e seus impactos na decisão da transição para o segundo/a filho.

A sua carreira destaca-se pela dedicação à promoção da igualdade e da não discriminação. Recentemente, Marina Birrento desempenhava funções como Técnica Superior no Instituto Nacional para a Reabilitação, onde se dedicou à investigação e formação na área da deficiência.

No seu percurso na Câmara Municipal do Montijo, desde 2019, Marina Birrento colaborou na elaboração de diagnósticos sociais e implementou políticas públicas que visam melhorar as condições de vida da população local, destacando-se pela sua contribuição no Plano Municipal para a Igualdade e a criação da Equipa para a Igualdade e Cidadania.

Coordenou seminários, conferências e campanhas de sensibilização nas áreas da igualdade de género e cidadania.

Com uma carreira académica e profissional rica em contributos para a sociologia e as políticas de igualdade, Marina Birrento compromete-se a “fortalecer as políticas públicas e a garantir uma maior qualidade de vida para todas/os as/os munícipes”.

Na Câmara Municipal do Montijo, a vereadora pretende “trabalhar para promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãs/ãos, através de políticas inclusivas e de valorização dos recursos locais. Estamos empenhados em assegurar a participação ativa das/os munícipes na construção de um concelho mais justo e igualitário”.