Maria Clara Silva assume presidência e distribui pelouros na Câmara do Montijo

A nova presidente da Câmara Municipal, Maria Clara Silva que tomou posse após a renúncia de Nuno Canta, fica responsável pela Divisão de Gestão de Recursos Humanos (DGRH); Divisão de Gestão Financeira e Patrimonial (DGFP); Divisão de Obras, Serviços Urbanos, Ambiente e Qualidade de Vida (DOSUAQV), na área da higiene urbana, inserida na Unidade Municipal de Gestão Operacional (UMGO); Divisão de Planeamento do Território e Urbanismo (DPTU); Gabinete de Comunicação e Relações Públicas (GCRP); Gabinete de Serviço Veterinário (GSV); Gabinete Técnico Florestal (GTF); Conselho Municipal de Segurança: Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC); Cooperação Internacional e Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo (AFPDM).

Ao vereador José Manuel Santos, a que cabe agora a vice-presidência da autarquia foi -lhe atribuída a Divisão de Administração Organizacional (DAO), na área da Unidade Municipal de Tecnologias e Sistemas de Informação (UMTSI); Divisão de Cultura, Biblioteca, Juventude e Desporto (DCBJD), incluindo o Conselho Municipal de Juventude e o Cineteatro Joaquim de Almeida e Divisão de Obras, Serviços Urbanos, Ambiente e Qualidade de Vida (DOSUAQV), incluindo o Parque de Exposições do Montijo (Montiagri), mas excluindo a área da Higiene Urbana.

Por último, à vereadora Marina Birrento foi confiada a Divisão de Administração Organizacional (DAO), exceto na área da Unidade Municipal de Tecnologias e Sistemas de Informação (UMTSI); a Divisão de Educação (DE), incluindo o Conselho Municipal de Educação; a Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde (DDSPS), incluindo o Conselho Local de Ação Social e de Saúde (CLASS): o Gabinete do Munícipe (GM); o Gabinete de Turismo, Inovação e Desenvolvimento Económico (GTIDE) e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

Com esta reorganização, a Câmara Municipal do Montijo pretende garantir uma resposta célere e eficaz às necessidades da comunidade, apostando na modernização e na eficiência dos serviços prestados à população.

Maria Clara Silva, de 65 anos, é a nova presidente da Câmara Municipal do Montijo, de maioria PS, até 2025, após a renúncia ao cargo de Nuno Canta, a 21 de junho, para assumir funções executivas na Amarsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A., empresa concessionária do tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos nove municípios da Península de Setúbal (Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal).

“Queria agradecer em nome do Partido Socialista, dos vereadores e de mim própria a Nuno Canta, por 27 anos de serviço da causa pública, e desejar-lhe os maiores sucessos no cargo que agora ocupa”, disse a nova presidente, no início da sua primeira reunião pública, de 26 de junho, por si presidida.

Maria Clara lembrou que “ao sentar-me nesta cadeira, recordo, com saudade e carinho, o dia em que há 44 anos entrei pela primeira vez na porta dos Paços do Concelho para trabalhar na Câmara do Montijo. Recordo, essencialmente, a forma como os colegas (à época poucos) me receberam. Relembro a dona Leonor, a Maria da Guia, a dona Joana, o Balderico, o senhor Júlio, entre outros, que me acolheram e apoiaram. E é esse apoio que espero continuar a ter dos trabalhadores desta casa, que não regateiam esforços para servir o povo do Montijo”.

Maria Clara Silva disse ainda que “temos cerca de um ano e meio até terminar o mandato”. “Estou certa de que todos iremos, com determinação e resiliência, trabalhar todos os dias para tornar a vida dos montijenses melhor. Mas só é possível continuar a construir um Montijo para todos se os cidadãos nos apoiarem a levar a cabo esta missão. Por isso conto com todos”, concluiu.

O executivo municipal passará a apresentar a seguinte configuração: Maria Clara Silva (presidente), acompanhada pelos socialistas José Manuel Santos (vice) e Marina Birrento Saraiva, João Afonso e Ilídio Massacote, eleitos pelo PSD e Joaquim Correia e Nuno Catarino (sucedeu a Ana Baliza, que renunciou recentemente ao cargo de vereadora), eleitos pela CDU.

De referir que Ricardo Bernardes, antigo vereador socialista, foi nomeado chefe de gabinete da nova presidente da Câmara de Montijo.