As seis coletividades em competição na edição 2023 do Concurso de Marchas Populares de Setúbal apresentam-se à cidade em desfile a realizar este sábado, 17 de junho, pelas 22h00, na Avenida Luísa Todi.
Grupo Desportivo “Os 13”, Grupo Desportivo Independente, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Núcleo Bicross de Setúbal, União Desportiva e Recreativa das Pontes e União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense são as coletividades que desfilam, em competição e a APPACDM Setúbal, em extraconcurso.
As coletividades desfilam ao ritmo de “Setúbal tem outro encanto”, com letra de José Rosa Rosado Motrena e música de José António Fortunato Ricardo, a Grande Marcha de Setúbal 2023 que será interpretada pela Madrinha das Madrinhas, Sara Margarida, e apresentada como tema comum pelas seis marchas.
A noite de todas as decisões está reservada para dia 24, com a apresentação a concurso, no Pavilhão Municipal das Manteigadas, a partir das 21h00, com entradas a 3,5 euros.
O certame foi apresentado hoje, 13 de junho, em conferência de imprensa, na Casa da Cultura, onde o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, enalteceu a “ímpar confraternização” proporcionada por esta “grande festa popular que lançou raízes profundas” e que a Câmara Municipal “se orgulha de estimular e apoiar”, mas sempre consciente de que “são as coletividades e as associações que têm nas suas mãos o poder de fazer e de querer”.
Com seis marchas em competição e uma extraconcurso, da APPACDM Setúbal, o evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, tem o desfile de apresentação este sábado, a partir das 22h00, na Avenida Luísa Todi, com entrada gratuita.
União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, Núcleo de Bicross de Setúbal, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, União Desportiva e Recreativa das Pontes, Grupo Desportivo Independente e Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau são as coletividades que, por esta ordem, desfilam a tradição bairrista na principal avenida da cidade.
“Ouro no rio, Prata na terra” dá o mote à marcha da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense ensaiada por Isabel Conceição e com Maria João Dias como madrinha.
A marcha n.º 2, do Núcleo de Bicross de Setúbal, ensaiada por Nuno Rocha e com Maria do Céu Freitas como madrinha, desfila com “O que é que Setúbal tem, bem juntinho ao coração”.
Segue-se o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, que, ensaiada por João Praia e com Marlene Couto Ferreira como madrinha, escolheu como tema “Ai tesourinha, corta, corta já!”.
A quinta marcha a pisar a Avenida Luísa Todi, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, ensaiada por Flávio Fernandes, assegura que “Isto hoje vai dar caldeirada!”. As madrinhas são as fadistas Joana Lança e Carla Lança.
Ivone Ferreira é a madrinha da marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, que, ensaiada por Rui Conceição, tem como tema “Ai Bairro Santos… tanta recordação a enfeitar cada janela!”.
A última marcha a concurso, do Grupo Desportivo Independente, ensaiada por Bruno Frazão e com Paula de Melo Cruz como madrinha, apresenta “Doce néctar de Azeitão!”.
Com a tradicional participação extraconcurso, a APPACDM Setúbal, que tem como padrinhos Patrícia Rosa e Miguel Assis, evoca “Setúbal dos Laranjais”, sob a condução de Elisabete Moreira.
Todas as coletividades desfilam também ao ritmo de “Setúbal tem outro encanto”, com letra de José Rosa Rosado Motrena e música de José António Fortunato Ricardo, a Grande Marcha de Setúbal 2023, interpretada pela Madrinha das Madrinhas, Sara Margarida, e apresentada como tema comum pelas seis marchas.
A “Grande Marcha de Setúbal 2023” teve como tema “O poeta da Arrábida”, em homenagem a Sebastião da Gama, o que levou o autor da letra a fazer uma investigação profunda sobre o poeta azeitonense.
“A participação no concurso obrigou-me a conhecer melhor o Sebastião da Gama. Fui à Casa-Memória e comprei livros. Li muito e tive algumas ideias que resultaram no poema que apresentei ao meu amigo José Ricardo que gostou e aceitou fazer a Música”, disse José Motrena na apresentação das Marchas Populares 2023.
José Ricardo confessa que inicialmente se mostrou relutante em aceitar o convite por tratar-se de “um concurso com a participação de compositores de peso”, mas após analisar a letra percebeu que estava “muito interessante e bem elaborada”.
O júri que vai analisar as marchas a concurso é composto por Teresinha Landeiro (presidente), Carlos Subtil (cenografia), Sónia Marques (figurino), Rafaela Gomes (coreografia), Sara Loureiro (letra) e Pedro Rego (música).