Luís Miguel Cintra no Fórum Luísa Todi

A versão integral da peça “Um D. João Português”, de Luis Miguel Cintra, é apresentada ao público num espectáculo dividido em duas partes, quinta e sexta-feira, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Construída em quatro cidades ao longo de 2017, incluindo Setúbal, a peça, uma coprodução da Companhia Mascarenhas-Martins, Teatro Viriato e Centro Cultural Vila Flor, conta a história do conquistador Don Juan pela visão do encenador Luis Miguel Cintra, a partir de uma tradução portuguesa do século XVIII da obra-prima “D. João”, de Molière.

Trata-se de uma tradução anónima em que o nome do dramaturgo francês é omisso e em que são evocadas referências culturais e artísticas de várias épocas para construir um espetáculo em que D. João é, mais do que europeu, verdadeiramente português.

A peça acompanha o percurso em fuga de D. João e do seu fiel criado Esganarelo, como se de um road movie se tratasse. A vida revela-se, aos poucos, no contacto de ambos com as diversas realidades, da mais densa reflexão filosófica à entrega aos prazeres mais simples. O protagonista busca a total liberdade e tenta escapar a tudo aquilo que possa impedi-lo de viver como bem lhe apetece. No entanto, há um único limite que talvez não lhe seja possível transpor, a morte.

Com direção de produção a cargo de Levi Martins, o elenco de “Um D. João Português” é composto por André Reis, Bernardo Souto, Dinis Gomes, Diogo Dória, Duarte Guimarães, Guilherme Gomes, Joana Manaças, João Jacinto, João Reixa, Leonardo Garibaldi, Levi Martins, Luís Lima Barreto, Luis Miguel Cintra, Maria Mascarenhas, Nídia Roque, Rita Durão, Sílvio Vieira e Sofia Marques.

Os bilhetes, à venda no Fórum Municipal Luísa Todi ou em www.bol.pt, têm o custo de 10 euros para as duas sessões e de 7 euros para cada.