Fonte de Negreiros já tem nova cara

A equipa de voluntários “Felisbela” com o lema “Querer é poder” continua a proceder à reabilitação da Fonte de Negreiros, junto à Estrada Nacional 10, na freguesia de Azeitão, na fronteira com o concelho de Sesimbra.

Após várias acções, graças ao trabalho dos voluntários, a Fonte de Negreiros já está com uma imagem recuperada, depois de grandes operações de limpeza da mesma e da zona envolvente e pintura.

Para continuar com esta operação de melhoramento deste património está programada a próxima acção para o dia 25 de Fevereiro, logo pela manhã.

Os voluntários já limparam o local que se encontrava cheio de ervas, efectuaram parte de alvenaria e ligação ao esgoto e procederam à pintura. Estão a participar voluntários das mais vastas áreas profissionais, licenciados ou não e com experiência nos vários aspectos necessários à reabilitação: pedreiros, canalizadores, botânica, geologia, legislação, engenharia, movidos pela defesa do património.

Os organizadores sublinham que “a fonte tem uma placa que diz ‘imprópria para consumo’ e assim vai ficar. Ninguém vai reabrir a fonte…ela sempre lá esteve, ao abandono. “A água vai ser posteriormente analisada e o delegado de Saúde,conforme os resultados da análise decidirá se será então retirada a placa e substituída por outra a dizer própria para consumo”, afirmam.

“Fique claro que não é nenhum acto ou aproveitamento político, mas unicamente um acto de cidadania de amor à nossa terra e ao seu património”, concluem.

De salientar que a Câmara Municipal de Setúbal encetou negociações com a autarquia de Sesimbra para reabilitação da Fonte de Negreiros e do espaço envolvente, bem como da estabilização da linha de água. Esta situação ocorre, em virtude de a Câmara Municipal de Sesimbra estar a desenvolver um projecto de arranjo paisagístico para a zona limítrofe do seu território que faz fronteira com Setúbal, e, por isso, faz todo o sentido que a zona da Fonte de Negreiros seja alvo igualmente de intervenção.

A autarquia sadina pretende contemplar no projecto de requalificação, uma passagem pedonal sobre a linha de água para que os moradores possam usufruir de todo o espaço sem condicionantes.