Luciana Meneses é a Rainha das Vindimas de Portugal 2022

Luciana Meneses, de 26 anos, representante do município de Ponte Lima foi eleita, a 17 de setembro, a Rainha das Vindimas de Portugal 2022, num espetáculo de beleza de glamour que decorreu na Praça Sacadura Cabral em Pinhel, concelho da Guarda, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), a Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP).

A jovem beldade ganhou entre as 17 candidatas, entre as quais Sofia Marçal, representante do município de Palmela, que não conquistou nenhum título, mas encantou pela sua simpatia.

Esta edição conta com a participação de 17 candidatas, em representação de 17 municípios: Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Lamego, Palmela, Peso da Régua, Pinhel, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Rio Maior, Santarém, Tábua, Torres Vedras e Viana do Castelo.

A 1.ª Dama de Honor é representante da Azambuja, Beatriz Corrêa, de 18 anos, e a 2.ª Dama de Honor foi Filipa Costa, de 21 anos, representante do município de Arcos de Valdevez.

Ao longo de mais de uma década, a AMPV afastando-se do modelo dos concursos de beleza, ou de eleição de ‘misses’, criou um concurso com um ‘estatuto’ próprio e diferenciado, através de um conjunto de provas cujo objetivo é sensibilizar, sobretudo a juventude, para o mundo rural. A apresentação de produtos alimentares regionais, uma entrevista com o júri e um ‘convite enoturistico’ para visita ao território que representam, para além de um desfile em traje regional e um desfile em ‘vestido de Gala’ são as provas pontuadas pelo júri.


Nesta edição de 2022 a organização decidiu promover, pela primeira vez, o prémio ‘A Mais Popular Online, resultante da votação pelo público, sendo eleita a representante do município de Cadaval, Joana Emídio.

A jovem recebeu o ‘Prémio Grutas de Mira de Aire/Casa Ermelinda Freitas’. Um Fim-de-Semana para duas pessoas nas Casas da Gruta, uma refeição para duas pessoas no Restaurante das Grutas e visita para duas pessoas às Grutas de Mira de Aire, com passagem pela Cave do ‘Vinho das Grutas’ e ainda, oferta de 2 x 2 garrafas de ‘Vinho das Grutas’ (valor comercial 100€). Trata-se de um vinho Tinto Reserva 2015 da Casa Ermelinda Freitas, envelhecido durante 5 anos numa das galerias das Grutas de Mira de Aire, eleitas em 2010 uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.