Grupo de Serenatas Sinfonias ao Luar 2.º Trabalho Discográfico e do 1.º Video Clip no Montijo

O Grupo de Serenatas Sinfonias ao Luar prepara-se para apresentar oficialmente e em simultâneo o seu 2.º trabalho discográfico e o seu 1.º vídeo clip, num Evento que irá decorrer no dia 22 de Março de 2024 pelas 21.30h, no 2.º foyer do Cinema Teatro Joaquim de Almeida, no Montijo.

O Grupo de Serenatas Sinfonias ao Luar teve origem em Novembro de 2014 na Escola de Artes Sinfonias e Eventos, sediada no Montijo.

Ao longo dos seus mais de 9 anos de existência, desde a sua origem dirigido pelo Professor e Músico Filipe Silva, o Grupo manteve-se sempre fiel ao seu conceito e propósito iniciais – a composição e interpretação exclusiva de serenatas – particularidade que lhe tem permitido apresentar o seu trabalho por todo o País e além fronteiras, com presenças em vários programas televisivos e com atuações versáteis e com diferentes formatos, que vão desde serenatas académicas, serenatas de dedicação, participação em eventos temáticos, em eventos corporativos, serenatas de rua, festas de aniversário e casamentos, até concertos em grandes palcos.

De entre os projetos originais desenvolvidos pelo Grupo, destaca-se “Serenatas à la Carte “; e o programa “Serenatas nos Museus e outros Locais Emblemáticos das Grandes Cidades”.

Este 2° registo discográfico do Grupo de Serenatas Sinfonias ao Luar surge assim na sequência do trabalho desenvolvido nos últimos anos, inclusivamente no período de pandemia, fase de enormes condicionantes para todos, muito especialmente para os agentes culturais.

Constituído maioritariamente por temas originais da autoria de José Balegas e de Maria Marques Jacinto, “Saudades” representa também uma sentida homenagem a um elemento do grupo que partiu no final de 2022 mas que participou em vários ensaios e concertos em que estes novos temas foram preparados e interpretados.

Deste trabalho faz também parte um tema original da autoria de José Balegas que deu nome e vida ao 1º vídeo clip do Grupo – “A cor de um sorriso” – uma vénia à beleza do sorriso de 4 gerações de mulheres, que pretende também demostrar o caráter transgeracional das serenatas, tendo as imagens sido captadas em locais emblemáticos da cidade do Montijo.

A produção do CD esteve a cargo de Carlos Castro e o design original é da autoria de Ricardo Barroso.

Para o Vídeo Clip houve a colaboração de Miguel Gervasio e de João Fontes, bem como dos modelos de 4 gerações – Jessica Pereira, Ana Rita Fernandes, Patrícia Soares e Noemia Jaleco.

Em ambos os casos, contámos com a prestimosa colaboração da Câmara Municipal do Montijo, da Junta da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e da Escola de Artes Sinfonias e Eventos, sem as quais não teria sido possível a concretização deste nosso objetivo.

O evento decorrerá em ambiente de Cafe Concerto ( bar a cargo da Escola Profissional do Montijo ) e, para além da atuação ao vivo do Grupo, com a interpretação dos temas do CD, terá lugar ainda a projeção do vídeo clip e a apreciação e opinião crítica a cargo de João Almeida ( RDP ).