Entrevistas

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal: “Estamos a preparar projectos para construção de dois centros náuticos”

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal (CDU) cumpre o segundo mandato até 2021, numa altura em que o concelho e o país vivem uma situação desafiante devido aos efeitos do Covid-19. O município que conseguiu um saldo de gerência superior a 20 milhões de euros em 2019, já inscreveu 3 milhões para medidas de apoio à população e de combate ao vírus. Dos investimentos previstos para 2020, destaque para a requalificação das escolas básicas de Paio Pires e da Quinta de Santo António, a Loja do Cidadão, o Parque Urbano de Miratejo, a piscina municipal da Aldeia de Paio Pires e a Casa da Cultura da Amora.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal

Florindo Cardoso

Setúbal Mais – Quais os principais investimentos municipais previstos para 2020?

Joaquim Santos – Na educação, vamos ampliar e requalificar as escolas básicas de Paio Pires e de Quinta de Santo António, num investimento superior a 4 milhões de euros, e aproveitando que neste período não decorrem aulas, vamos proceder a substituições de coberturas em fibrocimento em escolas básicas, uma das quais arranca já esta semana.

Na área do abastecimento de água, está praticamente terminada a obra do Centro de Distribuição de Água de Fernão Ferro, num investimento de 1,4 milhões. Falta apenas a ligação eléctrica para a fase de testes e esperamos inaugurar até ao Verão.

Na rede de saneamento, concluímos uma grande intervenção em Verdizela, onde metade da população já tem saneamento básico. Estamos a realizar as obras de pavimentação nas ruas intervencionadas.

Na área do desporto, está em curso uma obra importante, a piscina municipal da Aldeia de Paio Pires, que deveria abrir em Setembro, mas tendo conta esta questão da pandemia, a empresa já pediu prorrogação do prazo, e prevemos que seja inaugurada até ao final do ano. Uma obra de 2 milhões. Em fase de conclusão, estamos a construir o pavilhão desportivo da Mundet, direcionado para a modalidade de hóquei em patins, um investimento de um milhão de euros. Temos ainda dois pavilhões desportivos de colectividades, que o município está a financiar, um na Arrentela, do Portugal Cultura e Recreio, que está concluído, um investimento de cerca de um milhão de euros, e estamos apoiar outro, do Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal. Estamos também a finalizar o Centro de Treinos do Amora Futebol Clube, uma obra de cerca de 1,2 milhões, que inclui um novo campo, balneários, bancada e acessos que deveria ser inaugurado a 1 de Maio mas adiámos a cerimónia devido à actual situação.

Na parte cultural, estamos a começar uma obra desejada há muitos anos, que é o Centro Internacional de Medalha Contemporânea, na Quinta da Fidalga. Estamos a preparar o lançamento do concurso para construção do Centro Cultural de Amora, um equipamento de referência no concelho e na região.

Em termos de serviços públicos lançámos em Dezembro o concurso para a Loja do Cidadão do concelho do Seixal, e pretendemos começar a obra em Setembro, no Edifício Alentejo, junto à EN 10, na Amora, Cruz de Pau.

No turismo, já começaram as obras de construção do Hotel Mundet, na zona ribeirinha do Seixal. Estamos a preparar dois projectos para a construção de dois centros náuticos, um Seixal e outro na Amora, tendo as componentes turística e desportiva, e queremos avançar com as obras dentro de dois ou três meses.

No núcleo urbano antigo da Arrentela, vamos realizar a requalificação dos espaços públicos e da zona ribeirinha, a exemplo do que aconteceu no Seixal. Estamos a concluir os projectos de especialidades, permitindo lançar o concurso dentro de dois meses para começar no início de 2021.

Na área social, vamos apoiar a construção do novo Centro de Dia do Casal do Marco, um investimento de mais de um milhão de euros, e do Lar de Idosos de Fernão Ferro, um investimento de 1,8 milhões de euros, onde o município apoia com um milhão de euros. Vamos apoiar também a criação da Universidade Sénior do Seixal, que será instalada no antigo edifício do Grémio da Lavoura, adquirido pela câmara municipal, o qual vamos requalificar até ao final do ano, em colaboração com a Casa do Educador do Seixal, um investimento de 2 milhões de euros. Continuámos com o objectivo de demolir três edifícios do bairro da Jamaica e realojar os moradores. Há um problema relacionado com o preço das habitações para realojamento porque registou-se um grande aumento, desequilibrando o orçamento previsto da câmara e do Estado. Após uma reunião com a secretária de estado da Habitação, conseguimos um entendimento sobre uma nova estratégia e esperamos resolver o problema de mais 170 famílias que deverão ficar realojadas até ao final do ano.

Na área ambiental, vamos avançar com o Laboratório para a descarbonização da Baía do Seixal, numa estratégia de smart city, testando várias tecnologias em redor deste local, sendo a mais emblemática, a implementação de um circuito com três viaturas eléctricas que irão apoiar a população idosa e com mais mobilidade reduzida, até ao final do ano. Temos ainda o projecto de construção do Parque Urbano Miratejo, cujo concurso está em fase de lançamento e pretendemos concluir esta obra ainda neste mandato (2021).

No bem-estar animal, além das obras de requalificação do Centro de Recolha de Animais de Companhia, estamos a preparar a construção de um novo equipamento na zona de Pinhal de Frades, para disponibilizar maior capacidade de acolhimento destes animais.

Novo Hospital do Seixal pode ser lançado em 2021

Hospital do Seixal:

“Espero que concurso seja lançado em 2021”

Joaquim Santos revela que o Centro de Saúde de Corroios deverá abrir este ano e deverá ser lançado em 2021 o concurso para a construção do Hospital do Seixal.

S.M. – Na área da saúde, qual o ponto de situação da construção dos centros de saúde e novo hospital?

J.S. – As obras de construção do Centro de Saúde de Corroios que começaram em Agosto de 2019, estão a decorrer a bom ritmo. O município financia os arranjos exteriores. É um equipamento importante esperamos que seja colocado ao serviço da população ainda este ano. O novo hospital é um equipamento muito importante mas estamos decepcionados porque os prazos têm vindo, sucessivamente, a ser adiados. Previa-se a adjudicação do projecto em Junho de 2019, passando depois para Novembro, e Fevereiro de 2020. Acontece que devido a um elemento do júri em representação da Administração Central dos Serviços de Saúde não ter apresentado os relatórios, o concurso foi novamente adiado para Junho. É uma irresponsabilidade. Já manifestei a nossa insatisfação à ministra da Saúde e à presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Escolhido o projectista, este terá seis meses para concluir os projectos, ou seja, final de 2020, e espero que nos primeiros meses de 2021 seja lançado o concurso para a obra. O município vai também investir porque fica responsável pela execuação das obras dos arranjos exteriores e dos acessos, um investimento de cerca de 2 milhões de euros.

Joaquim Santos está na linha da frente no combate ao Covid-19

Combate à pandemia do Covid-19 no concelho:

“Destinámos 3 milhões de euros para medidas de apoio”

O presidente do município do Seixal está a acompanhar diariamente a situação da pandemia no concelho, tendo accionado o Plano Municipal de Emergência e destinou 3 milhões de euros para medidas de apoio à população e combate ao vírus

S.M. – Como presidente do município como está a acompanhar esta situação do Covid-19?

J.S. – Há uma enorme preocupação em fazer com que o município consiga ser o coordenador daquilo que a população precisa, perceber os problemas e tentar com todos os parceiros e entidades dar a resposta necessária.

Activámos o nosso Plano Municipal de Emergência, para que o presidente da câmara municipal fosse munido de poderes reforçados sobre as forças de segurança, segurança social, autoridades de saúde, os privados e reunimos diariamente, para tomar decisões. Por exemplo, deparámo-nos com o problema de munícipes que não têm viatura para se deslocarem entre o seu domicílio e as áreas de testes, hospitais ou laboratórios, o município protocolou com os bombeiros do seixal, e serão transportadas gratuitamente para esses locais.

Já destinámos do nosso orçamento 3 milhões de euros para medidas de apoio à população no combate à pandemia.

A população pode estar descansada, ficar em casa em isolamento, porque a câmara municipal está assegurar tudo aquilo que é necessário como a limpeza e desinfecção das ruas, recolha dos resíduos sólidos urbanos, o abastecimento público de água, questões de protecção civil, assegurar refeições para as crianças do 1.º ciclo e para famílias em situação financeira frágil, apoio psicológico e disponibilizar vários equipamentos para que em caso de emergência possam socorrer a população. Talvez aquele de maior impacto foi a instalação do centro temporário no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha com capacidade para 100 pessoas, desde receber pessoas não infectados a ser um hospital de campanha, com zonas de internamento se tal for necessário. Apoiámos ainda a instalação de uma estrutura com capacidade para 50 pessoas, no parque de estacionamento do Hospital Garcia da Orta (Almada).

A câmara municipal tem tomado as medidas consideradas as mais correctas para responder aos munícipes e esta situação demonstrou a grande capacidade de resposta das instituições do concelho, desde os bombeiros, Cruz Vermelha às associação de solidariedade como a CRIAR-T que presta apoio aos sem-abrigo e através das linhas telefónicas de apoio.

S.M. – Está preocupado com os efeitos sociais e económicos no período pós pandemia?

J.S. – Há empresas que não tiveram o cuidado de proteger os seus trabalhadores e muitos estão a enfrentar uma situação difícil. Temos conhecimento de algumas situações complexas de pessoas que ficaram no desemprego e sem rendimentos. A câmara Municipal e os parceiros iremos apoiar as pessoas de modo a que ninguém passe fome.

Câmara do Seixal registou um saldo de gerência superior a 20 milhões

Situação financeira:Saldo de gerência de 20 milhões

O município do Seixal registou bons resultados financeiros em 2019, alcançando um saldo de gerência superior a 20 milhões de euros e diminuição da dívida em 60 milhões em relação a 2012

Setúbal Mais – Qual a situação financeira do município?

J.S. – Aprovámos o Relatório de Contas de 2019, a 8 de Abril, com dados muitos positivos. Conseguimos executar em 104% o orçamento da receita, ou seja, ultrapassámos o que estava previsto. Executámos a despesa do orçamento em 89%. Obtivemos um resultado líquido positivo de 17,4 milhões de euros e um saldo de gerência superior a 20 milhões de euros. Conseguimos reduzir a dívida para níveis históricos, em 60 milhões de euros em comparação com 2012. Aumentámos o investimento, na ordem dos 31 milhões de euros em 2019. Estes dados são importantes porque permitem perceber que para além das obras que estamos a executar existiram muitas outras intervenções importantes realizadas.

S.M. – Em relação ao novo aeroporto no Montijo, considera que devido à pandemia, deveria ser repensado?

J.S. – Penso que perante esta crise que se abaterá sobre Portugal e o mundo ainda vem mais realçar como negativo o avanço dessa infraestrutura. Neste momento, poder-se-á não justificar a existência de um novo aeroporto complementar. Continuamos a afirmar que em vez de construir o aeroporto no Montijo, que não tem capacidade de expansão, e tendo em conta que os munícipes de Lisboa não querem ter permanentemente aviões a sobrevoar sobre a sua cidade, nem a funcionar 24 horas devido aos impactos de ruído, a melhor opção será construir no Campo de Tiro de Alcochete, numa primeira fase como complementar e até haver a decisão definitiva de transferir o aeroporto Humberto Delgado para aquele local, projectado há mais de 10 anos. É a melhor opção, o Montijo não faz qualquer sentido e espero que o governo reveja a sua posição em virtude desta crise pandémica.

admin

Recent Posts

Técnica inovadora no tratamento da Fibrilhação Auricular disponível no Hospital de Setúbal

O sector de Arritmologia, Electrofisiologia e Pacing do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo –…

4 horas ago

Semana da Reabilitação Urbana em Odemira

No âmbito do programa Odemira Reabilita – Programa de Incentivos à Reabilitação Urbana, que agrupa…

4 horas ago

Loja de Cidadão abre portas no concelho de Santiago do Cacém

A Loja de Cidadão do concelho do Santiago do Cacém abriu ao público, a 29…

4 horas ago

Nova passadeira junto do Centro de Saúde de Vale do Cobro em Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal executou uma nova passadeira na Avenida das Descobertas para melhorar…

4 horas ago

Mais de 250 pessoas presentes no evento de Comemoração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em Sines

Mais de 250 pessoas participaram, no dia 29 de abril, no Salão Nobre da Associação…

4 horas ago

Marinha coordena resgate de norte-americano vítima de ataque cardíaco ao largo de Sines

A Marinha, através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa ( MRCC Lisboa),…

4 horas ago