Incêndio em Odemira causa 22 vítimas e deslocação de 1.400 pessoas

A Proteção Civil de Odemira acaba de fazer o ponto da situação, no dia 7 de agosto, às 21h00, do incêndio que deflagra em São Miguel, na Freguesia de São Teotónio, que continua com duas frentes ativas, a noroeste (na zona da Delfeira) e a sul (nos concelhos de Monchique e Aljezur). Até ao final da tarde, combateram o incêndio 837 operacionais, apoiados por 266 veículos e 10 meios aéreos. O combate será reforçado por máquinas de rasto, para ancorar o perímetro do incêndio, e dois pelotões militares para apoiar na consolidação das zonas ardidas.

A prioridade de atuação é a defesa de pessoas e bens. Até ao momento foram deslocadas 1.400 pessoas, entre residentes e turistas, tendo sido resgatados 125 animais. A evacuação preventiva de pessoas decorreu nos povoamentos de Choça dos Vales, Corgo, Relva Grande, Vale de Água, Vale dos Alhos, Vale de Alhos, Selão, Sobral, Escolas Vale de Água, Vale dos Alhinhos, Reguengo, Delfeira, São Miguel, Maroco, Moita, Monte Moinho, Zambujeira de Baixo, Vale Juncal, Juncalinho e Baiona.

O Município de Odemira acionou duas ZCAP – Zonas de Concentração de Apoio à População, na Escola EB 2,3 de São Teotónio, por onde passaram 271 pessoas e onde se encontram 180 cidadãos que precisam de apoio, e na Escola Secundária de Odemira, onde se encontram cerca de 80 cidadãos. A maioria das pessoas deslocadas encontrou soluções de apoio. Os Municípios de Monchique e de Aljezur também acionaram duas ZCAP.

A circulação rodoviária na Estrada Nacional 120 está cortada, bem como na Estrada Municipal 501 e Caminho Municipal 1186.

No combate ao incêndio registaram-se 22 vítimas, dos quais 4 cidadãos evacuados para unidades hospitalares, sendo 3 bombeiros e um civil, já com alta hospitalar. Destes, 18 cidadãos foram assistidos no local, dos quais 14 bombeiros e 4 civis por situações ligeiras.

O Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, enaltece a articulação de esforços entre todas as entidades envolvidas, tanto na deslocação e proteção de pessoas e bens como o combate direto ao incêndio. Outra palavra de agradecimento é para a população, entidades e empresas do concelho de Odemira pela forte mobilização solidária de apoio e donativos de água e alimentação.

O Serviço Municipal de Proteção Civil instalou um Posto de Informação, junto à entrada principal do Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio, disponível para prestar informação à população, serviço também disponível através do número 964 697 306.

O Serviço Municipal de Proteção Civil solicita que a população respeite as recomendações das autoridades e que evite a deslocação e circulação rodoviária a sul de São Teotónio.