Inauguração piso sintético: Fernando Tomé dá nome ao campo da Várzea

 O Campo Fernando Tomé, representa um investimento municipal de 150 mil euros que incluiu, além do relvado, alguns trabalhos complementares, e pode ser usufruído por associações e colectividades do concelho que dele necessitem. 

Fernando Tomé, velha glória do futebol do Vitória dá nome ao campo n.º 2 da Várzea, recinto beneficiado com um novo piso sintético, inaugurado no passado dia 20 de Março, pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira. O novo piso melhora a prática desportiva de crianças e jovens de Setúbal no campo de futebol de 11, anteriormente em terra batida.

A inauguração da obra de beneficiação do campo n.º 2 da Várzea, agora designado de Fernando Tomé, que contou com a presença de vários elementos do executivo municipal, vem na sequência de uma intervenção semelhante, realizada em 2014, que requalificou o recinto utilizado pelo Clube Desportivo “Os Pelezinhos”.

“É uma alegria redobrada. Primeiro, porque disponibilizamos um renovado campo. Depois, porque tem o nome de Fernando Tomé, um grande setubalense, um homem que ama a sua terra e que foi também um dos maiores jogadores de futebol”, realçou Maria das Dores Meira, na cerimónia de inauguração, em ambiente de festa.

A edil sadina sublinhou que esta “é uma homenagem mais que justa” a uma pessoa “que nunca rejeita ajuda a ninguém” e em que “se sente, em cada palavra, a cidade onde se fez homem e futebolista”.

A presidente da autarquia adiantou ainda que, nos próximos tempos, o recinto desportivo vai ser utilizado, com maior regularidade, pelo Grupo Desportivo “Os Amarelos”, enquanto decorrem “as obras de colocação de piso sintético no Campo Municipal da Bela Vista, outro investimento estimado em 150 mil euros”.

O Campo Fernando Tomé, “um importante acréscimo de qualidade à prática de futebol na cidade”, é o segundo equipamento “melhorado e aberto no ano em que Setúbal é Cidade Europeia do Desporto, naquilo que é uma forte aposta na prática desportiva no concelho”, afirmou Maria das Dores Meira. “Comum porque o que está em causa é também a capacidade de as associações e colectividades promoverem mais iniciativas, de atraírem mais praticantes para uma vida mais saudável na nossa cidade”, que, acredita Maria das Dores Meira, se “prolongará para lá de 2016”.

Fernando Tomé, emocionado com esta homenagem, disse que a atribuição do seu nome ao campo n.º 2 da Várzea “é uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade para servir bem a cidade”.

Por sua vez, o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, disse que a inauguração do relvado sintético “é um momento especial que concretiza o sonho de famílias e desportistas”, que se traduz “em melhor desporto e em mais futuro para a cidade”.

O concelho de Setúbal dispõe agora de três campos com relvado sintético para a prática de futebol de 11, dois na cidade, no complexo municipal da Várzea, a que se junta um outro em Azeitão, nas instalações do Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão. Já recintos com piso sintético para a prática de futebol de 5 são seis, concretamente em Vanicelos, Vale de Cobro, Praceta da Ilha da Madeira, Associação de Moradores do Casal das Figueiras, inaugurado recentemente, Azeitão e Centro Cultural e Desportivo Brejos de Azeitão.

O relvado sintético do Campo Fernando Tomé foi estreado com um jogo de futebol entre escolinhas do Clube Desportivo “Os Pelezinhos” e do Vitória Futebol Clube, com o pontapé de saída do jogo amigável a ser dado pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal.