A “Marcha Hino da Liberdade”, com letra de Idaliano Batista e música de Artur Jordão, ganhou o concurso da Grande Marcha de Setúbal 2024, na sequência de deliberação, ontem, do júri do concurso promovido pelo município sadino.
De salientar que esta dupla já tinha ganho o mesmo concurso na edição de 2015 com “Isto é Setúbal.
Das 13 composições a concurso, o júri, presidido pelo músico, compositor, produtor e membro fundador dos Hands On Approach Rui David Luís, e constituído pela escritora Alexandrina Pereira, na apreciação da letra, e pela cantora e professora de canto Ana Tomás, na avaliação da música, foi unânime na escolha da vencedora.
Os compositores Idaliano Jacob Ferreira Batista e Artur António Jordão Araújo, além de receberem um prémio pecuniário no valor de 2.500 euros, vão assistir ao tema interpretado por Joana Lança, eleita, no ano passado, Madrinha das Madrinhas da edição de 2024.
A canção tem como refrão “Setúbal sorri / Olha bem p’ra ti / Que bonita que tu és / Marchas na avenida / De saia garrida / E o sado a beijar-te os pés / És filha do mar / Irmã do luar / Vais animar a cidade / E nas marchas populares / Já se ouvem nos cantares / A palavra liberdade”.
O Concurso de Marchas Populares de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal, contempla três desfiles, um de apresentação, a 15 de junho, na Avenida Luísa Todi, e dois em formato de competição, a 21 e 22, no Pavilhão Municipal das Manteigadas.