Grupo do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras ganha concurso da RTP

Os alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras acompanhados pelo coordenador do centro, o músico Pedro Mestre, e pelos monitores Carlos Loução e José Diogo Bento, ganharam hoje, 14 de março o concurso “Temos Artista – Especial Tradições”, no programa Praça da Alegria da RTP1.

O grupo musical do concelho de Odemira arrecadou mais de 40 por cento dos votos dos telespectadores.

O prémio foi um cheque de mil euros.

Pedro Mestre agradeceu o prémio e ao votantes porque “ouviram a nossa música e as nossas violas e gostaram”, dando os parabéns aos outros grupos. “Todos os que participaram têm muita qualidade, somos todos bons e por isso estamos aqui, cada um à sua maneira”, disse o responsável.

O grupo interpretou uma rapsódia, a que chamaram rapsódia campaniça (Meu Lírio Roxo do Campo/Ilha dos Vidros/Foste, Foste/Vamos lá Saindo). Acompanhados por Pedro Mestre, coordenador do Centro, Carlos Loução e José Diogo Bento, monitores, o grupo reuniu 42 % dos votos numa interpretação sem repreensão e que tão bem representou o nosso Alentejo.

“Aos alunos Lara Cortes, Madalena Oliveira, Sérgio Cortes, Afonso Silva, Francisco Coelho, Francisco Duarte, Maria Leonor Duarte, Flávio Guerreiro, Duarte Guerreiro, Catarina Silva, Margarida Silva e aos músicos Carlos Loução, José Diogo Bento e Pedro Mestre parabéns. Que continuem a nossa tradição”, refere a Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras resulta de um consórcio entre o Município de Odemira, a Freguesia de São Martinho das Amoreiras, a Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, tendo como objetivo a preservação da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, o Despique e o Baldão.