Mais de 100 mil visitantes são esperados, de 23 a 27 de Agosto, durante a Feira de Agosto no Parque de Feiras e Exposições de Grândola, que este ano aposta no sector da vinha e do vinho, apresentando ao público uma grande exposição, dividida em quatro espaços diferenciados.
- No primeiro abordar-se-ão, com base em pesquisas já efectuadas, os primeiros indícios da presença da vinha e da produção de vinho no concelho – remontando estes ao período romano – o período de auge desta actividade e o seu declínio no século XIX.
- No segundo será apresentado o processo de produção do vinho, compreendendo o tratamento das vinhas, vindima, transporte das uvas e produção e armazenamento do vinho nas adegas tradicionais. Serão também retratadas algumas das antigas adegas ainda existentes no concelho, que mantém algum equipamento in situ, como as Adegas do Chaparral e do Romano.
- No terceiro irá ser recriada uma antiga taberna, local de convívio e consumo privilegiado de vinho. Este espaço comportará mobiliário e objectos utilizados nestes estabelecimentos, assim como painéis informativos e fotografias alusivas a diferentes tabernas já desaparecidas no concelho de Grândola.
- O quarto será dedicado à exploração vitivinícola na actualidade. Através de painéis informativos e de fotografias serão apresentadas as adegas que produzem no território (Comporta, Pinheiro da Cruz, Serenada, Brejinho da Costa, Pego da Moura, Areia Safada, Serra Brava, Asseiceira, entre outras). Neste local serão colocadas em exposição diferentes garrafascom os vinhos produzidos em cada uma das adegas referidas.
Destaque nesta edição para o espaço vínico da Feira de Agosto, na zona central entre os pavilhões expositivos, onde haverá provas de vinhos de 6 produtores da região:
- Companhia Agrícola da Barrosinha;
- A Serenada;
- Herdade do Portocarro;
- Herdade da Comporta;
- Herdade da Carochinha e
- Herdade Canal Caveira
e degustação de produtos da gastronomia regional.
No espaço, gerido pela Associação de Produtores de Vinhos da Costa Alentejana, será ainda possível a aquisição dos vinhos em prova.
O presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, explica que o tema do certame “vai ser dedicado à vinha e ao vinho” para “promover uma actividade em franca expansão”, numa parceria entre a autarquia e a Associação de Produtores de Vinhos da Costa Alentejana.
“Vamos criar uma zona, entre os pavilhões, dedicada exclusivamente à vinha e ao vinho, com mostras de vinhos dos vários produtores da região, uma exposição permanente sobre a história da vinha no concelho de Grândola e um colóquio sobre o futuro do sector”, afirma o autarca alentejano.
O colóquio “A Vinha e o Vinho – Rumo ao Futuro” realiza-se a 24 de Agosto no Cineteatro Grandolense, onde se irá abordar o passado, presente e futuro da vinha e do vinho na região e a perspectiva económica e turística.
“Já temos para cima de 100 hectares de vinhas dispersas por todo o concelho e continuam a ser plantadas mais com vinho de muito boa qualidade”, frisa António Figueira Mendes, mostrando-se convicto de que, apesar da sazonabilidade, “a produção de vinho vai ter, no futuro, algum peso na economia local e no emprego”.
Com cerca de 410 expositores das mais variadas áreas da economia regional, feira franca, tasquinhas com a gastronomia local e uma zona de diversões, a organização espera “ultrapassar a fasquia dos 100 mil visitantes”.”Com o clima que temos este ano e com o desenvolvimento que está a acontecer em Grândola na área do turismo, creio que vamos ultrapassar esta fasquia dos 100 mil visitantes, graças ao cartaz musical que de certo vai trazer muita gente”, adianta o presidente da câmara municipal, que investe “cerca de 400 mil euros”no certame.
Segundo o autarca, a exposição das entidades privadas e públicas nos pavilhões “também vai ser melhorada” com destaque para a Lauak, empresa de componentes para a aeronáutica, que “vai ter um simulador para que as pessoas possam ter a experiência de pilotar um avião” durante os cinco dias da feira. Lembre-se que o grupo francês está a construir uma fábrica no concelho que criará centenas de postos de trabalho.
Além da área de expositores, o recinto da feira conta ainda com:
- uma zona de venda e exposição de artesanato,
- uma “Praça Rural” para exposição de gado,
- um picadeiro onde se realizam provas de hipismo, equitação, agility e um festival hípico, além da tradicional corrida de toiros.
Diogo Piçarra (dia 23), Áurea (25), Virgul (26) e Amor Electro (27) são os artistas que vão passar pelo palco principal do certame, que, este ano, aposta ainda na actuação dos DJ’s Ride e Diego Miranda, na noite de 24 de Agosto. A entrada é livre.