Filme “White Wolves” vence Finisterra Arrábida Film Art & Tourism em Sesimbra

O filme “White Wolves”, do realizador alemão Oliver Goetzl, sobre a vida de uma alcateia de lobos da Ilha de Ellesmere no Canadá, foi o grande vencedor da VIII edição do “Finisterra Arrábida Film Art & Tourism”, recebendo o galardão na gala de encerramento que decorreu, a 30 de Maio, no Cineteatro João Mota, em Sesimbra.

O filme foi o mais galardoado desta edição, tendo vencido em sete categorias: 

  • Big Award Finisterra Tourism Film Festival 2019;
  • Best Music Finisterra 2019;
  • Best Pos Production;
  • Best Director/Direction;
  • Best Script/Screenplay;
  • 1º Prize Nature & Wildlife;
  • Best Cinematography;
  • Best Soundtrack.

Oliver Goetzl salientou a importância deste festival como uma montra do cinema independente e documental ao nível dos melhores festivais de cinema de turismo da atualidade no mundo, agradecendo a hospitalidade dos portugueses reforçando que ficou deslumbrado com a beleza de Sesimbra e da sua costa, prometendo voltar para a edição de 2020 com um novo filme com um argumento que, “terá muita afinidade com Portugal”.

O festival reuniu entre 28 e 31 de Maio, em Sesimbra, mais de 50 produtores e realizadores de todo o mundo. A concurso estiveram mais de 100 filmes, que após uma criteriosa análise por parte dos membros do júri, foram premiados em mais de 20 categorias cinematográficas.

Tendo a Turquia como país convidado desta edição, os presentes nesta edição do Finisterra foram brindados com um almoço de gastronomia turca, contando com a presença da embaixadora daquela país, Lale Ülker, que considerou este festival uma referência na área do cinema de turismo.

“É cada vez importante frisar que a Turquia é hoje um dos destinos de eleição de muitos milhares de portugueses, não só pela sua história e cultura, como também pela riqueza gastronómica nas diferentes regiões do país. A presença neste festival é uma forma de demonstrar também o que de mais bonito temos para oferecer a quem nos quiser visitar”, disse.

Após o almoço teve lugar a cerimónia de entrega de prémios do festival que contou com a actuação do grupo de cantares de Sesimbra, Eterna Galé.

Para o director do Festival Carlos Sargedas “o resumo que podemos fazer desta edição é simplesmente brilhante”. “Tivemos alguns dos melhores realizadores e produtores da actualidade do cinema de turismo em Sesimbra. Foi realmente uma honra poder ter a concurso filmes que retratam diferentes realidades e experiências e com uma qualidade incrível”, concluiu.

A VIII edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism teve como presidente do júri o actor e produtor de Hollywood, Jaswant Shrestha que destacou “a qualidade cinematográfica a concurso foi o que mais me surpreendeu. Sem dúvida que o Finisterra permite a que muitos realizadores possam ver reconhecido o seu trabalho”. 

Jaswant aproveitou para desvendar que esta sua visita a Portugal serviu também para gravar dois documentários sobre Sesimbra e sobre a cidade do Porto que farão parte de um projecto televisivo nos Estados Unidos.

O festival Finisterra encerra assim mais uma edição, prometendo voltar em 2020 para mais uma vez dar reconhecimento ao cinema documental e de turismo.

A 9ª edição ainda não tem data marcada, mas segundo Carlos Sargedas “em breve iremos anunciar quando será a próxima edição. Seguramente vamos ter muitas novidades”.