Festival de canto lírico em Setúbal entre 16 e 24 de julho

O Luísa Todi CantoFest – Festival Internacional de Ópera de Setúbal decorre em Setúbal entre 16 e 24 de julho, com quatro concertos agendados, um dos quais gratuito no Largo da Ribeira Velha, em plena Baixa da cidade.



Depois da interrupção provocada pela pandemia de covid-19, o Festival Internacional de Ópera de Setúbal está de regresso agora com o nome de Luísa Todi CantoFest, em homenagem à setubalense que é considerada mais famosa cantora lírica portuguesa de todos os tempos.



Organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Grand Stage International Arts Foundation, o festival conta com concertos agendados para entre os dias 20 e 23 de julho, no Fórum Municipal Luísa Todi, na igreja do Convento de Jesus e no Largo da Ribeira Velha.



Setúbal volta a receber cantores profissionais e semiprofissionais um pouco de todo o mundo, os quais, além de atuarem, durante o período do festival vão aperfeiçoar-se com professores e maestros de renome internacional.



O programa do festival inclui, a partir de 16 de julho, sessões masterclass, com inscrições já encerradas, nas quais cerca de uma dúzia de estudantes do ensino superior de música e profissionais da área, na maioria estrangeiros, vão aperfeiçoar as respetivas técnicas.



Os professores são Olga Makarina, fundadora da Grand Stage Internacional Arts Foundation e cantora residente da The Metropolitan Opera, Vlad Iftinca, também da The Metropolitan Opera, Ugo Mathieux, da Ópera de Paris, Adi Bar Soria, maestro e pianista israelita vencedor de vários prémios internacionais que o levaram a atuar em salas como Gewandhaus Leipzig, Berlin Philharmonie e o Alte Oper Frankfurt, e Liliana Bizineche e Marcos Santos, ambos da Universidade de Évora,



Os concertos estão marcados para 20 de julho Fórum Municipal Luísa Todi, às 21h00, para 22 na Igreja do Convento de Jesus, às 21h00, e para 23 de novo na Igreja do Convento de Jesus, às 11h30, e no Largo da Ribeira Velha, às 21h00.



O espetáculo da manhã de dia 23, um sábado, é um concerto pedagógico, no qual a ária interpretada é contextualizada através de uma explicação ao público acerca da obra de onde foi retirada e do seu significado.



Os bilhetes para os concertos no Fórum Municipal Luísa Todi e na Igreja do Convento de Jesus têm o preço de 5 euros e estão disponíveis no Fórum Municipal Luísa Todi e no Museu de Setúbal/Convento de Jesus.