Escolas da freguesia do Sado em Setúbal beneficiam de melhoramentos

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, reforçou, a 13 de outubro, a importância do trabalho realizado pelas juntas de freguesia na criação de melhores condições nas escolas do concelho no âmbito dos protocolos de descentralização de competências celebrados com o município sadino.

Numa visita às três escolas básicas existentes na freguesia do Sado acompanhado da vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, e da presidente da junta, Marlene Caetano, André Martins destacou as intervenções realizadas em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal durante a pausa letiva de verão na Escola Básica (EB) do Faralhão, EB do Faralhão 1 e EB do Faralhão 2.

“Foram realizadas diversas intervenções para que as escolas que são responsabilidade do município possam continuar a oferecer as melhores condições de aprendizagem para as nossas crianças e de trabalho para professores e pessoal não docente”, disse o edil sadino.

A Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia do Sado trabalharam em articulação para melhorar as condições de funcionamento dos estabelecimentos de ensino, em particular da EB do Faralhão, localizada na Estrada de Santo Ovídio, que, de acordo com a presidente da junta, Marlene Caetano, “canalizou a maior fatia de investimentos”.

Uma das ações de maior envergadura realizadas pela Junta de freguesia consistiu na remoção da tijoleira das paredes exteriores do edifício de ensino pré-escolar, as quais foram posteriormente impermeabilizadas e pintadas para proporcionar um melhor conforto térmico e solucionar problemas de infiltrações.

Já o município apetrechou as três salas com mobiliário e material didático, no valor global de cerca de 26.500 euros.

Na escola do 1.º ciclo, a junta pintou o interior e o exterior do edifício, aplicou chão vinílico em todo o imóvel e colocou quatro armários novos, além de ter substituído, nesta e nas outras duas escolas da freguesia, os antigos quadros das salas de aula por quadros brancos magnéticos que permitem projeção de imagens.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal garante que “vão continuar a ser feitos alguns investimentos, designadamente nos espaços exteriores das escolas com a colocação de brinquedos e a qualificação do espaço”.

Marlene Caetano acrescentou que a qualificação das zonas de recreio ao ar livre “é uma das prioridades da junta e da Câmara Municipal”, sendo que nas próximas semanas serão instalados equipamentos lúdicos e melhorados todos os espaços de recreio.

A subdiretora do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, Eugénia Pinela, em representação da diretora Célia Cópio, salientou a importância do trabalho de parceria e “a estreita articulação” com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia que tem permitido “procurar sempre as melhores respostas para a população escolar e realizar grandes melhorias na qualificação dos espaços”.