Tony Carreira e João Pedro Pais são as principais atracções musicais das Festas Populares de São Pedro que decorrerão de 27 de Junho a 2 de Julho, na cidade do Montijo.
“Vão ser 198 eventos distribuídos pelos 6 dias de festa, onde vão actuar 4.828 participantes. No arraial com cerca de 6 mil metros, estão instaladas mais de 40 mil lâmpadas”, revela o presidente da Comissão de Festas de São Pedro, José Manuel Santos, frisando que “simbolicamente, este ano, as festas são dedicadas a todas as crianças e jovens da nossa terra”.
O maior evento cultural do concelho resulta de uma parceria estreita com “a Câmara Municipal do Montijo, a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, patrocinadores, tertúlias, colectividades e associações, instituições e com todos(as) os(as) voluntários(as) que a nós se quiseram juntar, na produção de flores e elementos decorativos e assim honrar a tradição de enfeitar os pátios dos Pescadores”, afirma José Manuel dos Santos.
A festa começou a 27 de Junho, às 19h00, com a abertura oficial junto ao edifício dos Paços do Concelho, onde se ouviu o hino das Festas Populares de São Pedro. Neste primeiro dia de programa, destaque para o concerto de João Pedro Pais, no palco da praça da República, às 22h30. O Bibe Eléctrico, com Bibe e a banda 4×4, saí às 00h30, do largo da Sibéria.
No dia 28 de junho, às 22h00, na praça da República, a noite será da Popular FM com a actuação de vários artistas convidados.
A festa continua no dia de São Pedro, quinta-feira, dia 29 de Junho, feriado municipal. Às 7h00, a procissão fluvial saí do cais das Faluas rumo à Base Aérea 6 com as tradicionais embarcações engalanadas que transportam São Pedro e os seus fiéis. Às 10h00 terá lugar a missa solene, na Igreja Matriz do Montijo. A procissão nocturna em Honra de São Pedro está marcada para as 22h00 e será um dos momentos altos da nossa festa.
No dia de São Marçal, 30 de Junho, vai voltar a cumprir-se a arrematação das bandeiras e imagens e o tradicional almoço da classe piscatória, às 13h00. Às 21h00 terá lugar o concerto de bandas filarmónicas e, às 22h00, o desfile das marchas populares, na avenida dos Pescadores e praça da República.
Às 00h00 é a hora da ansiada noite de comes e bebes e do pescador com um grande churrasco e massa de peixe Junto à SCUPA (Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense), com o apoio da Raporal/STEC no bairro dos Pescadores e na praça Gomes Freire de Andrade.
No dia 1 de Julho, sábado, uma novidade, pelas 13h00, realiza-se o primeiro almoço do Grupo de Amigos do Bairros dos Pescadores, na rua Humberto de Sousa. Um dia de festas que irá terminar com o grande churrasco, às 00h30, na rua Joaquim de Almeida, e o Bibe Eléctrico, a partir da 01h00, com saída do largo da Sibéria.
No domingo, dia 2 de Julho, terá lugar o I Encontro de Charangas Festas Populares de São Pedro, às 11h30, com início na praça da República. Às 13h00, o almoço “Pé na Areia” entre tertúlias, moradores e amigos, na rua Joaquim d’Almeida.
A rua Joaquim de Almeida e a praça de touros “Amadeu Augusto dos Santos” são o palco principal das tradições tauromáquicas. No dia 1 de Julho, às 17h00, sairá da rua Joaquim de Almeida, o Cortejo Marialva com campinos trajados a rigor e cabrestos.
No dia 2 de Julho, a praça de touros vai receber uma aula prática de toureio a pé, com as escolas taurinas do Montijo, de Badajoz e de Sevilha.
Outra importante novidade das Festas de São Pedro 2017 é a realização, pela primeira vez em muitos anos, de duas corridas de toiros: no dia 28 de Junho, a Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos recebe um cartel de luxo composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Diego Ventura e João Moura Jr. As pegas vão estar a cargo do Grupo de Forcados Amadores do Montijo e do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete. No dia 1 de Julho, no ano em que comemora 30 anos de alternativa, Luís Rouxinol enfrenta uma encerrona com seis toiros, que vão ser enfrentados pelo Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e pelo Grupo de Forcados Amadores do Montijo.
Cabe a Tony Carreira, no dia 2 de Julho, no palco da Frente Ribeirinha, com início às 22h30, , ao que se seguirá o tradicional fogo-de-artifício piromusical e a queima do batel, encerrar as Festas Populares de São Pedro.