Festas de Verão animam Azeitão e Setúbal

Música, gastronomia, celebrações religiosas, venda de artesanato e muitas diversões marcam as festas de Verão que se realizam em Agosto no concelho de Setúbal.

Nos dias 2, 3 e 4, as Festas de São Simão, organizadas pela Junta de Freguesia de Azeitão, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, animam o Parque de Vendas de Azeitão com concertos, bailes, tasquinhas gastronómicas e venda de artesanato. As celebrações religiosas também fazem parte do programa, designadamente a tradicional missa campal que se realiza no último dia do evento.

Já as Festas de São Lourenço, decorrem nos dias 9 e 10, no Azeitão Bacalhôa Parque. Uma missa na Igreja de São Lourenço seguida de cortejo até ao recinto das festas é um dos destaques do evento organizado pela Paróquia de Azeitão, com apoios da Junta de Freguesia de Azeitão e da Câmara Municipal de Setúbal.

Ainda em Azeitão, a Festa de Nossa Senhora da Conceição une as aldeias da Piedade, de São Pedro e da Portela, entre os dias 14 e 17 de Agosto. O evento, que inclui missa campal e uma procissão de velas em honra de Nossa Senhora da Conceição, no dia 15, realiza-se junto da Capela de São Pedro, na Aldeia da Piedade, com quermesse, petiscos tradicionais nas várias tasquinhas instaladas no recinto e bailes a garantir animação musical pela noite fora.

Festas de Tróia

Um concurso de barcos engalanados, um círio fluvial a ligar Setúbal e Tróia e animação musical estão em destaque nas tradicionais Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, nos dias 17, 18 e 19 de Agosto.

As festas anuais que ligam as duas margens do Sado, organizadas por uma comissão própria, com diversos apoios, incluindo os da Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de São Sebastião e União das Freguesias de Setúbal, são antecedidas de um tríduo em honra de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, nos dias 14, 15 e 16, às 21h30, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal.

Os festejos começam a 17, com uma alvorada em Setúbal, às 08h00, e, da parte da tarde, com início às 15h15, decorre uma missa por alma dos marítimos falecidos, na Igreja de São Sebastião.

Uma hora depois, a procissão sai da igreja para transporte fluvial da imagem da Senhora do Rosário para a capela na península de Tróia.

A fechar o dia, às 21h30, já em Tróia, onde os participantes permanecem no tradicional acampamento na Caldeira, há uma procissão de velas pela praia, a que se segue um baile e arraial.

O início do dia seguinte, 18 de agosto, é, uma vez mais, marcado com uma alvorada, às 08h00. Às 10h30, celebra-se uma missa, seguida de nova procissão pelo areal.

A partir das 16h00, estão previstos divertimentos na praia e, às 17h00, decorre o concurso de barcos engalanados.

O segundo dia de festejos termina com baile e arraial, a partir das 22h00, e um espetáculo de fogo de artifício, agendado para a meia noite.

O dia 19, de encerramento das festividades em honra de Nossa Senhora do Rosário de Troia, começa com uma missa por alma dos marítimos falecidos e seus familiares, às 10h00. A partir das 11h00, há divertimentos na praia e, às 11h30, são entregues os prémios aos vencedores do concurso de barcos engalanados.

O ponto alto das festividades é o tradicional retorno de Troia a Setúbal, em círio com dezenas de embarcações engalanadas, com partida prevista para as 17h15.

Festas do Moinho de Maré da Mourisca

No final do mês, nos dias 23, 24 e 25, a Festa do Moinho de Maré da Mourisca, apresenta um programa que inclui gastronomia, artesanato, música, dança e atividades desportivas.

Ostras, mariscos, choco frito, feijoada de choco, arroz de lingueirão, pipis e pica-pau, entre outros petiscos, são servidos com vista para o rio Sado nas tasquinhas de gastronomia, um dos principais pontos de interesses do certame, realizado na Herdade da Mourisca.

Outro momento alto da 20.ª edição do certame é o Concurso Gastronómico, em que as diversas tasquinhas dinamizadas pelo movimento associativo das freguesias do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra concorrem pela eleição do melhor prato.

Já os melhores doces e licores apresentados nos stands de produtos regionais concorrem ao Concurso de Doçaria e ao Concurso de Licores.

O certame é organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca e pelas juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, com diversos apoios, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal.