As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia vão decorrer de 16 a 21 de agosto, entre Setúbal a Caldeira de Tróia, com momentos religiosos e de diversão reunindo milhares de pessoas na Caldeira.
O evento começa em Setúbal com o tríduo em honra de Nossa Senhora, nos dias 16, 17 e 18 de agosto, às 21h00, na Igreja de São Sebastião.
No dia 19, dá-se a alvorada em Setúbal, pelas 8h00. Segue-se às 15h00 a missa em homenagem aos marítimos falecidos e familiares na Igreja de São Sebastião, acompanhada pela Capricho Setubalense e pela Banda Musical Charranga de Sarilhos Grandes e depois a partida das embarcações para a Caldeira de Tróia.
Já em Tróia, às 21h30 realiza-se-se a procissão de velas pela praia. Segue-se depois a animação com baile e arraial em a cargo de João Carlos.
No dia 20 às 10h30 decorre a missa seguida de procissão na Caldeira, acompanhada da Banda musical Charranga de Sarilhos Grandes. Às 17h00 realiza-se o concurso de barcos engalanados. Às 22h00 há baile e arraial com o vocalista André Patrão, seguindo-se o espetáculo de fogo de artifício à meia-noite.
A 21 de agosto, último dia das festas, pelas s 10h00 realiza-se a missa por alma dos marítimos falecidos e familiares.
Às 11h30 serãp entregues os prémios do concurso de barcos engalanados.
A partir as 17h45, o círio fluvial sai de Tróia rumo a Setúbal, com os barcos engalanados, até ao Cais de Setúbal, onde milhares de pessoas esperam Nossa Senhora do Rosário de Tróia, padroeira dos pescadores.
De referir que as áreas de marcação das zonas de acampamento só podem realizar-se a 13 de agosto e os romeiros podem permanecer em acampamento apenas entre os dias 18 e 22 de agosto.