Cerca de uma dezena de espetáculos cénicos, um concerto e exibição de curtas-metragens fazem parte da programação dos últimos três dias da XXVI Festa do Teatro, que, desde 21 de agosto, proporcionou um vasto leque de eventos para diferentes públicos.
A festa, com um programa composto por mais de quatro dezenas de eventos, entre teatro, concertos, exposições, conversas e formações, conta, nos últimos três dias, com nove espetáculos cénicos, dos quais sete integram a Secção Oficial e dois estão a concurso na Secção Off – Mais Festa.
Hoje, 29 de agosto há para ver “Monotrux”, espetáculo de música, equilibrismo e teatro de animação apresentado pela Cia. Monotrux, no Jardim do Bonfim, às 17h00, e “Secretos. Cuentos de Vida, Amor y Muerte”, interpretado pela atriz colombiana Mónica Chiquillo, a partir das 19h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama. Ambos os espetáculos integram a Secção Off – Mais Festa.
À noite, às 22h00, o pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama acolhe “Miorița”, uma produção da companhia romena Aualeu Teătru.
O programa de amanhã , 30 de agosto, reserva “Cita en el Marco”, peça de teatro gestual e dança pela companhia espanhola Zig Zag Danza, às 19h00, no Jardim de Palhais, e “A Loucura é o mais credível oráculo”, da Escola de Mulheres, marcada para as 22h00, na blackbox da Escola Secundária Sebastião da Gama.
O cinema também integra o programa do certame com a exibição de quatro episódios da série documental “RBI: Um caminho de liberdade”, realizada por Hugo de Almeida e produzida por Francisco Guerreiro, às 23h00, no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama.
O último dia da Festa do Teatro, 31 de agosto, reserva, às 11h00, no auditório da escola, “Uni-Verso”, pela companhia Baal17, às 17h00, na Casa da Cultura, o espetáculo de clown e música “Fado Mimado”, pela associação d’Orfeu AC, e, às 18h30, no Jardim do Bonfim, “História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar”, uma coprodução do teatromosca e Hipérion Projecto Teatral.
A última apresentação cénica da 26.ª edição da Festa do Teatro, “Moço da Cola”, pela companhia Astro Fingido, sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, às 21h30, numa sessão que inclui a cerimónia oficial de encerramento do evento, com a participação do vereador da Cultura, Pedro Pina.
Um concerto com a banda luso-brasileira Coletivo Gira, que leva o samba e outros ritmos afro-brasileiros ao pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama a partir das 23h30, encerra a 26.ª edição da Festa do Teatro, organizada numa parceria entre o Teatro Estúdio Fontenova e a Câmara Municipal de Setúbal.
O programa, iniciado no dia 21 de agosto, contempla 41 eventos em vários espaços e equipamentos culturais de Setúbal, incluindo locais ao ar livre, e conta com a participação de companhias cénicas de Portugal, Espanha, França, Chile, Brasil, Colômbia e Roménia.
O programa completo do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXVI Festa do Teatro pode ser consultado em www.festadoteatro.org.