Festa de São Romão na Costa de Santo André recria banhos tradicionais

A Festa de São Romão realiza-se nos dias 9, 10 e 11, de Agosto, na Costa de Santo André, no Concelho de Santiago do Cacém.

Com um programa marcado por inúmeras iniciativas, mas onde a recriação dos tradicionais Banhos de São Romão marcam as festividades, a cargo dos Ranchos Folclóricos “Ninho de Uma Aldeia” de São Bartolomeu da Serra e Grupo de Dança Típica da Queimada, de Melides. Uma tradição que a Junta de Freguesia de Santo André organiza e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém apoia, para que se mantenha viva.

Até meados do século passado, as gentes do campo no final dos trabalhos agrícolas desciam à Costa de Santo André.

David Gorgulho, presidente da Junta de Freguesia de Santo André recorda esse momentos, recriados nos dias de hoje “as gentes do campo vinham à praia numa autêntica romaria, com um cortejo que se realizava desde o interior do concelho, e traziam até ao litoral a sua maneira de estar ”.

Mas a festa não ficava por aqui, quando o calor apertava era vê-los a arregaçar as calças e elas a saia para se refrescarem nas ondas do mar. O folguedo seguia, fazia-se a corte às moças, brincava-se e partilhava-se, e havia dança, ao som do acordeão ou da gaita-de-beiços, pela noite dentro à luz de candeeiros a petróleo.

Quem for à Costa de Santo André está convidado a embarcar numa viagem ao passado, com um programa marcado por várias iniciativas do presente, onde não faltam os cortejos etnográficos (este ano com cerca de 60 participantes, o maior de todas as edições), os tradicionais bailes, animação musical, Zumba e os almoços partilhados no sábado e domingo “ o almoço era preparado na noite anterior, as mulheres praticamente não dormiam, e depois era partilhado num clima de comunhão muito próprio destas gentes”, explica David Gorgulho.

Haverá ainda venda de fruta, doçaria da região e artesanato.