Festa de São Romão anima Santo André

Está de regresso, de 5 a 7 de agosto, na Costa de Santo André, a festa que recria o único dia no ano em que as gentes do interior do concelho de Santiago do Cacém iam à praia, no final de longas temporadas de jornadas agrícolas.

Recuando até meados do Séc. XX, a Festa de São Romão tem uma vez mais como ponto alto a recriação de uma tradição que nos faz recuar até às vestes da época, aos farnéis preparados de madrugada, ao cortejo até à praia e à partilha com todos aqueles que por ali estivessem. Naquele tempo era assim. E claro, tudo culminava com senhoras e cavalheiros de saias e calças arregaçadas, respetivamente, porque os pudores da época não permitiam mais.

Vai ser assim, às 11h00 dos dias 6 e 7 (sábado e domingo), com a recriação a cargo do Grupo de Dança Típica da Queimada (Valinho da Estrada, Melides), do Rancho Folclórico Ninho de uma Aldeia (São Bartolomeu da Serra) e do Grupo de Trajes e Tradições da Lagoa de Santo André, num cortejo que deverá envolver cerca de 60 pessoas. Mas há muito mais ao longo do fim de semana, com as portas do recinto da festa (tenda multiusos, na Costa de Santo André) a abrirem logo na sexta-feira (dia 5) às 18h00 e com um programa intenso ao longo dos três dias. O “menu” inclui música tradicional alentejana, cantares regionais, cante alentejano, folclore e os sempre tão aguardados bailes, sem esquecer os comes e bebes, quermesse, ou a sempre tão frequentada exposição e venda de artesanato, frutas e doçarias da região.

A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Santo André e conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Nota de realce para a aposta em melhorias no recinto da festa, tais como uma nova pista de dança (e relocalização do palco) e em condições renovadas para todos aqueles que irão trabalhar na área dos comes e bebes ao longo do fim de semana.