O presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, fez um “balanço bastante positivo” da 30.ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que começou a 22 e encerra hoje, 24 de julho, em S. Teotónio, revelando que “tivemos muita gente e a expetativa é fechar a feira acima dos 30 mil visitantes”.
Hélder Guerreiro disse que o certame “enche-nos de orgulho” e pode “ser melhor no futuro”. “As pessoas sentem a feira como delas e querem ajudar e contribuir para que melhore no futuro”, disse o edil alentejano.
O presidente do município de Odemira afirma que “sentimos da parte dos empresários entusiasmo no futuro, o que é bom”, destacando a realização do campeonato ibérico da raça Limousine na FACECO esperando que regresse de dentro de dois anos. “A ideia é melhorar o espaço para que este campeonato seja melhor e nesse sentido falámos com as associações de criação de gado”.
“A FACECO cumpriu o seu objetivo de ser a cara do concelho de Odemira e demonstrar que o concelho está vivo e quer muito progredir”, frisou o autarca.
Durante três dias decorreram atividades culturais, negócios e muita animação e marcando o reencontro de milhares de pessoas, após dois anos de interregno devido à pandemia do convid-19.
Esta edição ficou marcada pela realização do Concurso Ibérico da Raça Limousine, melhorias na organização dos espaços, maior oferta de animação, o espaço “Odemira Creative Market” e a dinamização do 1.º Concurso de Medronho ganho pelo “Monte do Vale Doja”, do produtor Joel Rosalino. Na animação musical, o certame fecha com o concerto de Viviane, às 22h00.
O artesanato contou com a participação de dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo, numa ampla zona de exposição, com destaque para a viola campaniça. Também o setor pecuário esteve em grande destaque, com a realização do 33.º Concurso Nacional e do 4.º Concurso Ibérico, promovidos pela Associação Portuguesa de Criadores de Raça Bovina Limousine. Destaque também para o 17.º Concurso Regional Raça Holstein Frísia e para o 25.º Concurso Regional da Cabra Charnequeira.
A FACECO procedeu ainda à entrega dos Prémios Espírito Empreendedor, no âmbito do Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego – Odemira Empreende, cujos vencedores foram a carpintaria “The carpentry Club” e o “Cantinho da Xana”.
Provas gastronómicas, desporto, atividades para crianças e animação no recinto, com espetáculos musicais em três palcos espalhados pelo recinto completaram a programação.