FACECO já abriu portas com rio Mira em destaque

A 29.ª edição da FACECO – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira já abriu portas, com a inauguração ocorrida a 19 de Julho, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, e dedicada ao rio Mira.

Promovida pelo município de Odemira o certame apresenta cerca de 300 expositores em 5 hectares, ligados às actividades de pecuária, agricultura, turismo, artesanato, gastronomia e um intenso programa de animação, com destaque para o concerto de Carolina Deslandes a 20 de Julho. Esperam-se cerca de 30 mil visitantes durante os três dias.

O artesanato está em grande destaque com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo bem como os concursos e exposição de animais de raça bovina Limousine. Este ano, a novidade é uma zona de exposição dedicada à caça maior e pesca desportiva deste evento que tem orçamento de 250 mil euros.

Na cerimónia de inauguração, o presidente do município, José Alberto Guerreiro, felicitou “todos os que ajudaram a colocar esta feira de pé”, desde os trabalhadores da autarquia aos expositores. “A feira só acontece porque todos têm a capacidade de ultrapassar os problemas”, disse.

O edil realçou a importância da FACECO para Odemira, sendo a “montra” do concelho”, demonstrando uma “pujança” das suas actividades económicas e culturais, com “uma expressão muito marcante no desenvolvimento do Alentejo”

José Alberto Guerreiro destacou a oferta turística de alojamento rural, com mais de 500 unidades, o maior volume do Baixo Alentejo bem como a importancia da Rota Vicentina com “um novo ciclo de investimentos”.

Pacto do Mira

O autarca frisou que a FACECO “marca uma vontade política forte de um virar de página” referindo-se à assinatura do “Pacto do Mira – Por um território de culturas e experiências singulares” que envolve 14 entidades e prevê um plano de investimentos entre 2020 e 2030, com recurso ao orçamento municipal, dinheiro do Fundo Ambiental e fundos comunitários.

Entidades que celebraram o Pacto do Mira

As partes acordaram em acompanhar e avaliar regularmente o grau de execução das operações e acções constantes no programa de acção do Plano Estratégico e Operacional de Valorização Rio Mira”.

Já o secretário de Estado do Ambiente realçou que veio à FACECO com “muito agrado”, destacando “a grande pujança” do desenvolvimento do concelho e a “oferta turística de excelência” da Costa Vicentina.

O governante destacou ainda os investimentos feitos no âmbito do ciclo da água, com investimentos de 37 milhões de euros, nas envolventes do rio Mira, alguns inaugurados no dia de hoje, 19 de Julho, em Almograve, S. Luís e Vila Nova de Milfontes. “Temos um conjunto de desafios, muita obra feita, num concelho cheio de vontade de se afirmar e dá um sinal de vitalidade desta terra”.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Teotónio, Dário Guerreiro, referi que a FACECO deste ano “está melhor em todos os sentidos”, sendo “um enorme orgulho” porque mostra “uma freguesia enorme em tudo”

Programa Faceco-2019
Mapa-FACCEO-2019