FACECO 2019: Balanço positivo com mais de 30 mil visitantes

O presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, faz um balanço positivo da 29.ª edição da FACECO – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, promovida pelo município entre os dias 19 e 21 de Julho, em S. Teotónio, revelando que recebeu mais de 30 mil visitantes.

“Os objectivos foram globalmente atingidos tanto em números de visitantes como pela satisfação dos expositores e pela opinião geral das pessoas”, disse o presidente da Camara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, na conferência de imprensa, onde foi feito o balanço da edição deste ano da feira, sendo “um dos melhores anos” de sempre da FACECO.

Animais de raça Limousine patentes da FACECO

José Alberto Guerreiro destacou algumas alterações no certame, “especialmente na distribuição dos espaços com objectivo de descongestionar um pouco o espaço de circulaçáo das pessoas dentro dos pavilhões”, passando para o exterior.

“Felizmente a FACECO é procurada por muitos mais expositores dos que cá estão, mas queremos continuar a primar pela qualidade de circulação dos nossos visitantes pelos espaços da feira”, realçou o edil, assegurando que o município vai continuar a apostar na acessibilidade a todos os espaços, e em 2020 atingirá a zona da exposição do gado, com o lema “uma feira para todos”.

José Alberto Guerreiro destacou ainda a “diversidade dos expositores com alteração do modelo, este ano, não tivemos a presença do sector social”, apenas a cerimónia de entrega de viaturas a instituições que lidam com crianças e idosos do concelho.

O autarca quer “uma presença mais forte do sector da pequena pesca e do turismo, mas não tem sido fácil porque é uma altura em que estão no auge da sua actividade”, adiantando que o sector da caça também marcou presença, uma vez que o concelho tem mais de cem associações de caçadores e no futuro quer a presença mais forte do sector da pesca.

José Alberto Guerreiro disse que a feira está “mais apelativa para as famílias” e continua a ter uma forte componente económica, com a presença de criadores de gado de raças de Limousine, Holstein Frísia e Cabra Charnequeira.

“É uma feira de negócios que conta com 140 animais em exposição” da raça Limousine, de produtores nacionais, entre os quais açorianos, espanhóis e franceses, disse o autarca, revelando que pretende que nas próximas edições seja realizado o concurso ibérico da raça Limousine e brevemente a associação de produtores terá uma nova sede em Odemira.

“A FACECO tem um sector primário que é a alma da feira de que não abdicamos”, disse o edil, anunciando que “em 2020 vamos apoiar os criadores presentes da cabra Charnequeira”, que atravessa um momento difício devido à seca e à sua substituição pela ovelha.

De referir que, metade das receitas das entradas na FACECO será entregue à Associação de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar para ajudar a recuperar três embarcações de pesca, que foram destruídas por um incêndio.