Exposição “O Segredo é Amar – Parte II – Os Alunos” na Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama

“O Segredo é Amar – Parte II – Os Alunos” é a nova pxposição patente da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, em Azeitão, concelho de Setúbal.

Renovada por ocasião das Jornadas Europeias do Património 2023, a exposição O Segredo é Amar – Parte II – Os Alunos, promovida pela Associação Cultural Sebastião da Gama, tem como objectivo evocar um dos grandes amores de Sebastião da Gama: os seus alunos.

A Educação em Sebastião da Gama é um tema que mantém uma profunda actualidade, infelizmente, face aos tempos de crise em que vivemos. É importante tirar lições dos ensinamentos do Mestre. E, consequentemente, repensar o modelo de ensino em Portugal. Não julgue, por isso, que evocar o alunos de Sebastião da Gama não é uma lição de pedagogia. É. Mesmo que, à primeira vista, não o pareça.

Por sorte, alguns jovens que ao longo do tempo em que a exposição estiver patente serão evocados, encontraram este Professor que os marcou profundamente, não só porque era diferente dos outros, mas acima de tudo porque essa diferença consistia em tratá-los como nunca os haviam tratado; em dizer-lhes coisas que nunca ninguém lhes havia dito; em sorrir-lhes como nunca ninguém o havia feito. E Sebastião da Gama tinha apenas 27 anos.

Impressiona como alguém tão novo marcou tão profundamente a vida de pessoas ainda mais novas. No legado de Sebastião da Gama é impossível não recordarmos esta sua faceta.

A isto acresce o facto de a memória de Sebastião da Gama ter sobrevivido também graças aos seus alunos. Uma verdadeira vocação – amar, também na forma de educador – que deixou muitos frutos.

“Conversas em torno d’A Paixão de Fernando P. de António Quadros”

Digressão em torno de Inédito de António Quadros na Casa-Memória JL&SG

No âmbito do protocolo celebrado entre e nossa Associação e a Fundação António Quadros no passado mês de Abril, a Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama irá, no próximo dia 21 de Outubro, pelas 15h30, tertuliar acerca da obra A Paixão de Fernando P., romance inédito de António Quadros.

Integrada nas comemorações do centenário de António Quadros, esta será apenas uma das “Conversas em torno d’A Paixão de Fernando P.’ de António Quadros”, incluída na digressão com o mesmo nome, e que passará também em Lisboa, Óbidos e Porto.

A tertúlia será moderada por Mafalda Ferro, Presidente da Fundação António Quadros, e contará com a participação de José António Barreiros, prefaciador e autor da transcrição do manuscrito, Lourenço de Morais, Presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, Pedro Martins, que “lerá” em paralelo A Paixão de Fernando P. e Uma frescura de asas, os dois romances de António Quadros, e Risoleta Pinto Pedro, que irá comparar o romance de António Quadros com O Bateleur de António Telmo, obra de ficção em que Fernando Pessoa é igualmente uma personagem axial.

Sebastião da Gama na Festa da Ilustração de Setúbal

No dia 7 de Outubro, pelas 14h30, abriu ao público na Biblioteca Pública Municipal e na Biblioteca de Azeitão, a Exposição “Pelo Sonho é que Vamos” dedicada a Sebastião e à Serra da Arrábida.