Eurobarómetro: Portugueses entre os que mais confiam na União Europeia antes das eleições europeias

A poucos dias das eleições europeias, a 9 de junho, o mais recente inquérito do Eurobarómetro mostra que os europeus querem ver a União Europeia (UE) mais forte e mais independente, ao mesmo tempo que estão cada vez mais otimistas quanto ao futuro.

Quase três quartos dos inquiridos (74 %) afirmam sentir-se cidadãos da UE, o nível mais elevado em duas décadas. Segundo a análise, seis em cada dez cidadãos (62 %) estão também otimistas quanto ao futuro europeu, registando um ligeiro aumento em comparação com o inquérito anterior. A confiança na União Europeia registou uma subida, situando-se agora nos 49 %, enquanto a confiança nos governos nacionais é de 33 %. Os níveis mais elevados foram observados na Dinamarca (69 %), na Lituânia e em Portugal (ambos com 68 %).

Segundo os europeus inquiridos, a segurança e a defesa (34 %) são o domínio prioritário da ação da UE a médio prazo, seguidas de perto pelo clima e o ambiente (30 %). A saúde (26 %) surge em terceiro lugar e, em quarto, a economia e a migração (ambos com 25 %). Quase metade (46%) dos cidadãos europeus pensam que a garantia de paz e de estabilidade terá o maior impacto positivo na sua vida a curto prazo, seguindo-se a segurança do abastecimento de alimentos, de material médico e do setor industrial na UE (28 %), a criação de mais oportunidades de emprego e a gestão da migração (26 %). Em Portugal, a medidas mais referida foi a criação de mais oportunidades de emprego com 43% das respostas, seguida de Itália (41%) e Espanha (40%).

Mais de três quartos dos europeus (77 %) são a favor de uma política comum de segurança e defesa entre os países europeus, enquanto mais de sete em cada dez cidadãos da UE (71 %) concordam que a União Europeia precisa de reforçar a sua capacidade de produção de equipamento militar.

A perceção sobre a situação da economia europeia melhorou desde o outono de 2023, com 47 % dos inquiridos a classificarem-na como «boa», o nível mais

elevado desde 2019. A tendência positiva reflete-se também no apoio elevado estável ao euro, tanto no conjunto da UE (70 %) como na área do euro (78 %).

O Eurobarómetro Standard n.º 101 (da primavera de 2024) foi realizado entre 3 e 28 de abril de 2024 nos 27 Estados-Membros e foram entrevistados presencialmente 26 399 cidadãos da UE.

O Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa (ED AML), sedeado na Quinta do Anjo e acolhido pela ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, tem como objetivo tornar a Europa mais acessível aos cidadãos e promover o seu envolvimento em eventos e debates sobre o futuro da União Europeia. Poderá contactar-nos através do e-mail europedirect.aml@adrepes.pt.