Estudantes ocupam lugar “absolutamente central” na ESTBarreiro do Politécnico de Setúbal

Pedro Neto tomou posse, a 21 de novembro, para um novo mandato como diretor da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS), reforçando a prioridade de “continuar a proporcionar um ensino/aprendizagem adequado às necessidades atuais do mercado de trabalho e aos desafios de uma sociedade cada vez mais global”, mantendo o lugar “absolutamente central” que os estudantes ocupam na instituição.

Na cerimónia, o diretor reeleito em reunião do Conselho de Representantes, a 17 de outubro, lembrou que é tempo de “renovação de expetativas e de continuar a criar caminhos para o futuro e para o sucesso”, tendo em mente o que já foi conquistado no passado, nomeadamente o trabalho pioneiro em Portugal na investigação no domínio na Educação em Engenharia.

Além do contributo da ESTBarreiro/IPS para o saber científico, Pedro Neto fez ainda referência à “estreita articulação com a indústria, que permite aos estudantes desenvolver competências técnicas e também transversais adquiridas em ambiente de trabalho” e a uma postura de “intervenção ativa junto da região”, através da colaboração em atividades de natureza diversa e da participação em grupos de trabalho e órgãos de gestão de entidades externas.

Por tudo isto, a ESTBarreiro “tem-se afirmado como uma escola de Ensino Superior de qualidade reconhecida”, o que é visível no “acolhimento aos nossos estudantes e diplomados por parte das entidades empregadoras, traduzindo-se numa taxa de empregabilidade muito perto dos 100 por cento”, concluiu.

A cerimónia, em que foram empossadas como subdiretoras as docentes Telma Guerra Santos e Sónia Santos, contou também com a intervenção da presidente do IPS, Ângela Lemos, que sublinhou o percurso de 24 anos da ESTBarreiro/IPS, assinalados recentemente, a 15 de novembro. “A ESTBarreiro/IPS tem uma já longa história e tem vindo a afirmar-se continuamente no panorama nacional e internacional ao nível dos processos de ensino/ aprendizagem, da capacidade de inovação pedagógica e de investigação”, afirmou.

Doutor em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Pedro Neto conta com mais de 20 anos de atividade docente no IPS, desde sempre ligado à ESTBarreiro/IPS, onde começou a lecionar logo no primeiro semestre de funcionamento e vem assumindo funções de natureza pedagógica, científica e de gestão.

Sócio fundador da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia, Pedro Neto é igualmente autor de vários artigos científicos nas áreas da Engenharia Civil e da Educação em Engenharia. Iniciou a sua vida profissional como engenheiro projetista, tendo passado por empresas como a ANA- Aeroportos e Navegação Aérea, E. P. e a Mottconsult – Consultores de Engenharia.