Estrangeiro compra Palácio da Comenda para residir

Um empresário estrangeiro comprou o Palácio da Comenda bem como a herdade com o mesmo nome, na Arrábida, distrito de Setúbal, para sua residência, pelo valor de 50 milhões de euros.

A aquisição foi feita à família Xavier de Lima que tinha o imóvel à venda desde 2009.

Ao contrário do que inicialmente se pensava, o imóvel não se destina a turismo mas somente para residência do empresário que irá ainda recuperar mais de 30 imóveis espalhados pela quinta de 600 hectares.

Neste momento já estão colocadas placas de aviso de propriedade privada em vários locais da Arrábida.

O palácio, com 26 quartos e acesso privativo à praia, já está a ser recuperado. Isso mesmo foi confirmado pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, ao jornal Setúbal Mais.

O Palácio da Comenda, construído no início dos anos 1900 é uma das primeiras obras de Raul Lino, um dos mais emblemáticos arquitectos portugueses do século XX.

A obra foi encomendada pelo conde Abel Henri Armand, aristocrata francês, e edificada numa vasta quinta.

Das várias personalidades da aristocracia e da política que passaram pelo Palácio da Comenda a convite dos condes D’Armand, a mais conhecida é a viúva de John F. Kennedy, 35.º presidente dos Estados Unidos da América, que após o assassinato do marido, em 1963, procurou abrigo na Arrábida.

Nos anos 80, a quinta foi adquirida pelo construtor António Xavier de Lima, e, após a morte deste, ficou ao abandono e vandalizada, sendo furtados os painéis de azulejos, da autoria da autoria do ceramista José António Jorge Pinto.