Estivadores em protesto retirados à força pela PSP no porto de Setúbal

O autocarro com 50 estivadores para substituir os grevistas no carregamento de um navio com viaturas da Autoeuropa conseguiu entrar no porto de Setúbal.

Apesar de todos os esforços, com barreiras humanas na estrada, durante várias horas, o autocarro entrou cerca das 9h00 graças uma operação musculada efectuada pela polícia.

Os elementos da Unidade Especial de Polícia da PSP começaram pelas 8h50 a afastar os grevistas que bloqueavam a entrada do porto de Setúbal. Dezenas de estivadores que permaneciam sentados no chão, sob vigilância atenta da PSP, começaram já a ser retirados, um a um, pelos elementos da polícia, depois de serem inicialmente afastados os que estavam em pé em protesto por um cordão policial.

A Autoeuropa pretende embarcar 2 mil carros. De acordo com a empresa, o planeamento do navio, que faz parte das escalas regulares para o porto de Emden, na Alemanha, “teve por base a garantia de uma solução para o embarque de veículos dada pelo Governo e pelo operador logístico”.

A fábrica de Palmela está há mais de duas semanas sem escoar a produção e, por isso, a ficar sem espaço para os carros.

Os estivadores protestam contra a precariedade, com contratos ‘ao turno’, já reconhecida pela ministra do Mar que exigiu respostas à Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra. Cerca de 90 por cento dos trabalhadores t~em vínculo precário.

Vídeos de protesto:

https://www.facebook.com/setc.pt/?__tn__=kC-R&eid=ARDs00X_d83njD_wWPSpFNLhB2vmXdZjZRjmhXpuwmG9qcN-qT2Op1A26sYUBGMWXJhVdUUC-po15PjY&hc_ref=ARRX1HhHiknpQj58tV4BjQW3iB51jbSCHfWpDm-yuecmwPHpK_D8LujvcMsAA49heqk&fref=nf&__xts__[0]=68.ARAG4Pli0W8d-N2s5M_PXdDzEt8h5rW9xyaTEufnfhBqiDWfcJHcNLFAnuyPSfM9xslGQgmTqJV4NngG7pxDibQxByGfCyzU82_DgFpMWHTCGOAvpcQrpZgVh_jbp6HN0Q0ROw2-2SwPUuPAClmKXqyDoitkvHCGoH6roLc6fprz98nCT4nll_ABBhJNl5RBNdB15bFnp-M8Pv6380qWw2yH4HgyjrPbyBcUCOvGmQbFirPzxiEoe8ZSyh_SxeiQHXIC7DCljcauKm46Gswlhoe_wFpimVw9EQXl3sPM6vJI10i1hWbuamQqJo2OLLAI_7fB

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, esteve no local a apoiar os estivadores setubalenses.