Escultura de homenagem a salineiros em Alcácer do Sal

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai homenagear os salineiros com uma escultura a instalar na rotunda do largo 25 de abril, no centro da cidade, que dá acesso ao Algarve e Alentejo, centro histório e Parque Urbano.

“Depois de um par de semanas de preparação, foi revelada a nova figura da rotunda, que representa dois salineiros na produção do sal, um bem precioso na história da cidade e do concelho, e que até figura no nome da localidade”, refere a autarquia, acrescentando que “o objetivo é fazer da rotunda um bonito cartão de visita a quem passe por cá, ou a quem simplesmente atravesse o coração de Alcácer, e mostrar um pouco da riqueza histórica do concelho”.

O município lembra que em tempos houve em que o estuário do Sado se destacava como o maior centro produtor de sal de todo o reino. Os galeões preenchiam a paisagem, transportavam peixe e o precioso condimento rio Sado acima. Na margem esquerda, há mais de dois mil anos, os romanos construíram o maior centro de produção de salgas de peixe do Império. A pesca e o fabrico de conservas fez do pequeno povoado localizado em Tróia um dos mais importantes centros conserveiros da Hispânia. Depois de preparados, peixe e marisco eram exportados para todo o mundo romano. Fundamental a toda esta produção, seria o sal.

A escultura é da autoria de José Carlos Almeida. Natural de Coimbra, José Carlos Almeida possui grandes esculturas em localidades como em Vinhais, Benavente Porto Alto, Seixal, Alcochete e Olhão. É autor de obras relacionadas com o mundo rural desde touros e campinos até guardadores de burros ou tratadores de porcos.