Escultor Pedro Marques expõe em França e Suiça

O escultor de Setúbal, Pedro Marques vai estar presente em dois grandes eventos internacionais de artes, em França e na Suíça, com seis peças de grandes dimensões, uma delas a retratar uma garrafa de Moscatel, que consta mesmo no cartaz oficial da mostra.

O escultor setubalense é o único português presente na Biennale internationale d’Art Contemporain de la Porte de France, um dos mais importantes eventos europeus de arte, que se realiza entre 12 e 20 de junho na região francesa da Alsácia, e no festival Ailyos Art & Nature, a decorrer até outubro, em Lausanne, na Suíça.

Em França, Pedro Marques apresenta três peças produzidas em ferro, a representar um peixe, semelhante aos da escultura Cardume, instalada na rotunda situada na confluência das avenidas 22 de Dezembro e Mariano de Carvalho e a Rua Jorge de Sousa, e uma cegonha, parecida com a exposta no Moinho de Maré da Mourisca, ambos em Setúbal.

Uma garrafa representativa da região da Alsácia, tipicamente mais alta e fina em relação às outras, é a outra das esculturas expostas.

Já na Suíça, o artista apresenta um trabalho com 4,5 metros de altura, produzido em ferro, que representa uma garrafa de Moscatel de Setúbal, peça que esteve em exposição na edição 2018 da Feira de Sant’Iago, em Setúbal.

A escultura gigante, com 80 quilos, ganhou, em 2019, o prémio do público na 6.ª Bienal de Montreux, na Suíça.

Com esta distinção, Pedro Marques tornou-se no primeiro português a ser distinguido na iniciativa.

As restantes peças do escultor, nomeado embaixador de Setúbal pela Câmara Municipal, em 2019, são um cálice de vinho e uma outra garrafa de moscatel mais pequena, dourada.