A Geração Depositrão já conhece os seus vencedores relativos à recolha de resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Baterias (RB), projeto pioneiro da ERP Portugal, que já conta com 16 edições. A nível distrital, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no distrito de Setúbal, concelho de Almada, foi a que mais resíduos recolheu, num total de 11 toneladas, tendo ficado em 5º lugar a nível nacional, de um total de 536 escolas.
A Geração Depositrão é um projeto realizado pela ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Baterias (RB) em parceria com a ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e que este ano contou com a adesão a mais de 316.000 alunos que recolheram cerca de 435 toneladas de resíduos.
No distrito de Setúbal, o top 10 de escolas foi composto por:
- Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
- peso recolhido – 11.501,7 kg
- peso recolhido por aluno – 5,15 kg
- Agrupamento de Escolas Luísa Todi – EB Luísa Todi
- peso recolhido – 2.038,5 kg
- peso recolhido por aluno – 1,70 kg
- Escola Básica Professor Arménio Lança
- peso recolhido – 1.274,7 kg
- peso recolhido por aluno – 3,06 kg
- Escola S/3 de Pinhal Novo
- peso recolhido – 1.099 kg
- peso recolhido por aluno – 19,63 kg
- EB 2,3 da Cruz de Pau
- peso recolhido – 969,8 kg
- peso recolhido por aluno – 0,77 kg
- EB 2,3 Padre Abílio Mendes
- peso recolhido – 875,1 kg
- peso recolhido por aluno – 1,09 kg
- Centro Sócio-Educativo da APPACDM Setúbal (Rua Dr. Manuel Gonçalves Martins)
- peso recolhido – 736,2 kg
- peso recolhido por aluno – 15,66 kg
- EB1/JI Pinhal do General
- peso recolhido – 697,1 kg
- peso recolhido por aluno – 1,91 kg
- EB Carlos Ribeiro (antiga EB 2,3 Pinhal de Frades)
- peso recolhido – 614,3 kg
- peso recolhido por aluno – 0,69 kg
- EB Doutor António Augusto Louro
- peso recolhido – 612,8 kg
- peso recolhido por aluno – 1,43 kg
Além de premiar as escolas, a ERP Portugal recompensa alunos e professores envolvidos no projeto, e atribui prémios por cada categoria de REEE recolhida, nomeadamente as que são consideradas como resíduos perigosos: TV e monitores, equipamentos de arrefecimento, e Pilhas.
Para Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, “o sucesso da Geração Depositrão é reforçado a cada ano, com resultados mais positivos e com uma adesão por parte das escolas cada vez maior. Fizemos no dia das bandeiras verdes um apelo para a entrega de pilhas e baterias e gostaríamos de agradecer o aumento de 24% de recolha desta categoria. Temos como objetivo contribuir para a educação ambiental e fomentar a economia circular e, por essa razão, queremos agradecer e dar os parabéns a todos aqueles que se juntaram a nós nesta missão. Numa altura em que as escolas se preparam para o início do ano escolar, este poderá ser o motivo para uma ainda maior adesão neste ano letivo”.