Escola dos Arcos, em Setúbal, reforça rede de testes à COVID-19

A Escola do 1º Ciclo dos Arcos, na cidade de Setúbal, passa, a partir da próxima semana, a ser o novo centro de testes à infecção pelo coronavirus COVID-19 em complemento aos serviços do Centro Hospitalar de Setúbal.

Segundo o município sadino, este reforço “tem sido acompanhado por diversas autoridades locais, entre os quais os três municípios da área do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida – ACES Arrábida, e resulta da contratação, por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), do laboratório Germano de Sousa que irá permitir aliviar a pressão crescente no Hospital de Setúbal”.

De salientar que a realização destes testes obriga a triagem através da linha saúde24 e Médico de Família e, posteriormente, a uma marcação prévia para um número de telefone do ACES – Arrábida. Só depois deste procedimento é que os casos suspeitos serão encaminhados para a Escola dos Arcos.

Nesta parceria, a Câmara Municipal de Setúbal irá ceder instalações, água, electricidade, telefone e rede de internet e dois funcionários para atendimento e registo.

Os restantes municípios, cedem cada um, dois funcionários administrativos, e o ACES – Arrábida assegura a segurança e limpeza e desinfeção das instalações.

O laboratório contratado vai realizar as colheitas e os testes.

Reforça-se a mensagem de que as pessoas que se dirigirem às instalações da escola não serão atendidas sem ter previamente executado o devido procedimento.

Até à data, no concelho de Setúbal, os testes à infeção têm sido executados no Centro Hospitalar de Setúbal e, na medicina privada, existem alternativas no Hospital da Luz e no laboratório Joaquim Chaves.

De referir que até 31 de Março, o concelho de Setúbal regista 32 casos positivos de Covid 19. Destes, 24 estão em tratamento hospitalar e sete em tratamento em casa. Um já recebeu alta hospitalar.

“Infelizmente, as noticias para Setúbal não são, nos últimos dias, animadoras. Hoje registaram-se 7 novos casos subindo para 32 os infectados com a COVID-19. Fique em casa para não vir a fazer parte destes números”, refere o município.