A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal vai realizar dia 27 de maio uma série de atividades da área do turismo, desde workshops de cozinha e bar, a atividades de turismo de natureza e aventura. Alunos e corpo docente, e dar a conhecer o hotel e restaurante, salas de aula e métodos de ensino. As inscrições nesta atividade são obrigatórias e poderão ser feitas através deste link.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal tem vindo a afirmar-se na região de Setúbal como uma escola de referência na qualificação de jovens e profissionais para o setor do turismo, fruto dos projetos inovadores que desenvolve nas mais variadas áreas e das parcerias estabelecidas com importantes stakeholders regionais (municípios, empresas).
O desenvolvimento de projetos internacionais é também uma das apostas da EHTS. A escola faz parte da AEHT (Associação Europeia das Escolas de Hotelaria e Turismo), da EURHODIP (International Association Supporting Hospitality and Tourism Education and Training), tem cursos certificados com selo TedQual pela UNWTO, realiza projeto Erasmus +, parcerias de intercâmbio e Summer School para alunos internacionais.
Para o próximo ano letivo, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal tem no total 180 vagas abertas. As vagas destinadas a alunos com o 9º ano (ensino secundário) incluem os cursos gratuitos nas áreas da cozinha e pastelaria, restaurante e bar e, hotelaria e alojamento. Estes cursos com a duração de 3 anos, conferem o 12º ano e uma certificação profissional (acesso a uma profissão). Para alunos com o 12º ano ou licenciatura (ensino pós-secundário), os Cursos de especialização tecnológica (CET) têm uma forte componente de gestão e possibilitam a especialização nas seguintes áreas: Gestão e produção de cozinha, Gestão hoteleira e alojamento, Gestão de restauração e bebidas e Turismo de natureza e aventura.
Com base no estudo de Inserção Profissional realizado pelas Escolas do Turismo de Portugal, referente a 2021, a taxa de inserção profissional dos alunos da Escola de Setúbal que terminam os cursos de especialização tecnológica (CET) é de 100%. No que se refere aos alunos que terminam o ensino secundário, a maioria dos jovens (57%) ficam empregados após o término do curso, os restantes optam por prosseguir estudos muitas vezes na EHTS a frequentar os cursos de especialização.
As candidaturas encontram-se abertas em https://escolas.turismodeportugal.pt/, são gratuitas e terminam em meados de junho. A prova de acesso do ensino secundário pressupõe apenas uma entrevista e, no caso dos CET, serão realizadas uma entrevista e uma prova escrita.