Clemente vai lançar em Outubro um novo trabalho discográfico. A novidade é que o artista setubalense é co-autor dos 10 temas, o que acontece pela primeira vez em 50 anos de carreira. “Segue o teu destino” é o primeiro single que promete ser mais um grande sucesso, sendo divulgado já este mês. O cantor com uma carreira recheada de grandes sucessos deixa uma mensagem de gratidão para com o público que o tem apoiado e Deus pelo caminho percorrido.
Florindo Cardoso
Setúbal Mais – Vai lançar em Outubro o próximo CD. Pode revelar um pouco deste novo trabalho discográfico?
Clemente – Em finais de Outubro vamos lançar um novo CD. Ainda sem título é totalmente diferente do que fiz ao longo de quase 50 anos de carreira. A primeira novidade é ser co-autor dos 10 temas. Em parceria com o Luís Filipe Batista, escrevi as letras e ele as músicas. Nunca tal tinha acontecido. Tinha-me aventurado a escrever esporadicamente palavras para algumas canções ou músicas, mas era pontual. Um CD completo, jamais.
Este CD é totalmente gravado e produzido na Alemanha, sob a supervisão dum renomado produtor alemão, Boris Hanser, que tem produzido imensos êxitos naquele país, embora seja austríaco. O Luís Filipe Batista também foi co-produtor. Para maior engrandecimento deste projecto, foram gravados dois vídeos clip com o realizador Ali Samadzadeh, iraniano a viver há alguns anos na Alemanha e que trabalha como free lancer para vários canais alemães e europeus, tendo ganho alguns prémios internacionais, inclusive na exigente BBC com a qual colabora muito frequentemente. O vídeo da canção “Segue o teu destino” é o nosso single deste Verão que será o primeiro a ser apresentado e com lançamento na primeira semana de Setembro, pela editora Ovação, à qual estamos ligados por contrato.
S.M. – Este CD fará parte das comemorações dos 50 anos de carreira. O que está previsto fazer?
Clemente – Este CD será o início dos 50 anos de carreira, embora tenhamos um outro projecto fonográfico pensado para o próximo ano. Com todo este agitar na minha carreira haverá certamente novidades também a nível da administração da mesma que será comunicado aquando do lançamento do CD.
S.M. – O Clemente sempre foi acarinhado pelo público, qual a mensagem que deixa?
Clemente – Sou muito grato ao público e a Deus pelo caminho percorrido. Como sabem sou um homem de fé. Jamais dissocio o que me aconteceu na vida, nos bons e menos bons momentos, com a minha vivência na fé.
S.M. – Gostaria de dar um grande concerto em Setúbal para a celebração dos 50 anos de carreira?
Clemente – Em relação a um concerto de celebração dos meus 50 anos de carreira em Setúbal, creio que a empresa que passará a fazer a administração da minha carreira terá algo em mente em relação a isso. Por uma série de conversas prévias que temos tido, creio que projectam uma comemoração não somente em território nacional, mas também junto das principais comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
S.M. – O que ainda falta fazer após tantos sucessos?
Clemente – Os artistas são por natureza gente sonhadora, solidária e naturalmente com projectos. Para já, espero dar conta do projecto que me ofereceram, que envolve um investimento enorme em que o Luís Filipe Batista pagou na íntegra porque esta equipa como é muito profissional e talentosa fez-se pagar a peso de ouro. Só tenho a responsabilidade de o tornar viável. Espero que o público goste e que faça destes temas sucessos. Há muitos planos e promessas, mas a minha experiencia não me deixa “embandeirar em arco” e continuo aguardando a realidade dos factos.
S.M. – Como tem sido este ano a nível de espectáculos pelo país e comunidades?
Clemente – Este ano, foi um dos que menos espetáculos realizei, até momento. Preparar este grande projecto, gravar na Alemanha com viagens constantes entre Lisboa e Dusseldorf, onde está o estúdio, o B-Orange, e a gravação de imagens para os vídeos, não me deu oportunidade para realizar muitos concertos. O melhor está certamente para chegar.
Cinquenta anos de carreira – Uma vida de sucessos
Clemente nasceu a 25 de Maio de 1955 em Setúbal. O cantor começou cedo no mundo da música e alcançou grandes êxitos como “Vais partir”, “Canção dos teus cabelos”, “Amore mio” ou “Colmeia do amor”, com vários discos de prata, ouro e platina.
Com apenas 15 anos lidera o grupo “Antecipação”, que se tornou o mais popular do distrito de Setúbal. Em 1980, através da colaboração com o radialista António Sala, nasce o seu primeiro grande sucesso “Vais partir”, que atinge rapidamente os discos de prata e ouro, transformando Clemente numa estrela no panorama musical português.
Pouco tempo depois, surge outro grande sucesso “Canção dos teus cabelos”, valendo-lhe novo disco de prata.
Em 1984 edita “Amore mio”, agora com António Pinho na produção, antecipando o seu primeiro longa duração “Cartas de amor”. Ainda nesse ano, é convidado a participar em vários festivais internacionais, nomeadamente o Festival Internacional da Canção “Slanchev Briag”, na Bulgária, interpretando o tema “Cantar até ao fim” (de António Pinho, Tozé Brito e Pedro Brito), que lhe valeu o “Prémio de Interpretação”, ou ainda no Festival Internacional de Puerto Rico, transmitido pela televisão e rádio para toda a América Latina, em que ficou apurado para a final. Em 1985, participa ainda no Festival Internacional de Malta, arrecadando o troféu e iniciando, a partir daí, actuações regulares nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo inteiro. Em 1987, edita o álbum “Fantasia”, sendo, em seguida, apurado para representar o nosso país no Festival Internacional do Mediterrâneo, realizado na Turquia.
Em 1995 sai o álbum “Romântico, onde consegue mais uma vez um disco de ouro. Passados três anos, Clemente regressa com um disco intitulado “Cantigas que o povo fez”. Um álbum composto por 10 canções populares e tradicionais portuguesas, que o cantor recupera com novos arranjos.
Em 1996 o cantor setubalense de renome internacional grava o CD “Pelo meu caminho” com arranjos de Ramon Gallarza, José Marinho e Hernâni Raposo onde é apresentado pela primeira vez a canção “Colmeia do amor”, outro dos estrondosos sucessos da carreira do cantor. No mesmo CD aparece pela primeira vez o dueto “Tu só tu” com Alexandra, versão portuguesa do sucesso internacional “Something’s Stupid”. Também o dueto “Toureiro” com Neno, guarda redes/cantor português que jogou no Benfica.
Nos anos 2000 lançou o CD “Sinto amor no ar”, outro grande sucesso. Nos últimos anos lançou “Essencial” (I e II), onde se encontram os seus grandes êxitos.
Clemente é presença assídua nos diversos programas de canais da televisão portuguesa, bem assim como em muitos canais internacionais e tem levado o nome de Setúbal aos quatro cantos do mundo.