Durante cinco dias na FIL: Região em força na Bolsa de Turismo de Lisboa

A 29.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2017 que decorreu durante cinco dias, entre 15 e 19 de Março no espaço da FIL (Feira Internacional de Lisboa), no Parque das Nações, onde a Madeira foi a região convidada mas a região de Setúbal e do Alentejo estiveram em força, promovendo diversas actividades de promoção.

Os visitantes assistiram a uma programação de animação constante ao longo dos 1.200 expositores com o melhor de cada região. Experiências interactivas com recurso a tecnologia foi a grande atracção do certame, como andar em cima de uma prancha ou visitar um destino nuns óculos especiais. Tudo para merecer a atenção dos visitantes e conquistá-los a visitar o destino.

Os quatro pavilhões da FIL foram preenchidos a com diversas actividades desde sorteios, passatempos, actuações musicais, mostra de produtos, gastronomia, showcooking, provas de vinhos, pacotes de viagens e alojamento.

A nossa região esteve em força. Setúbal apostou no destino natureza e na apresentação de trabalhos das rendilheiras da oficina de bilros da Universidade Sénior de Setúbal, a convite da autarquia sadina. A professora e as alunas da única entidade, em Setúbal, que mantém viva a tradição da histórica renda de bilros, estiveram presentes no pavilhão da Região de Turismo de Lisboa, no espaço dedicado ao concelho de Setúbal.

O Montijo promoveu-se como capital da flor, oferecendo gerberas aos visitantes e apresentando o “Pastel Aldegalega”, criado pela Confeitaria S. Julião que engloba alguns dos produtos típicos montijenses como a farinha de bolota e a carne de porco, à mistura com o açúcar. A Moita divulgou vários materiais informativos sobre a oferta turística no concelho, nomeadamente o novo percurso turístico audioguiado “Alhos Vedros, Conta-me Histórias”.

No pavilhão do Alentejo, Alcácer do Sal divulgou o programa turístico “Alcácer com Vida”. As belezas naturais da região, mas também os eventos culturais, o património e a gastronomia do concelho foram mostrados na BTL com grande destaque para a apresentação do novo filme institucional do município de Alcácer do Sal. A Recriação Histórica do Torrão, com o tema “Dona Maria, Rainha de Portugal, por Terras do Torrão” também foi divulgada

Grândola levou à capital o que de melhor se faz por lá. Gastronomia, música e artesanato do concelho marcaram presença no stand Alentejo/Ribatejo. À semelhança dos anos anteriores o espaço do município contou com a participação de artesãos locais a tralharem ao vivo, produtores regionais com provas e degustações, nomeadamente as típicas alcomonias, rebuçados de pinhão, o bolo das rosas, afamados bolos torresmos e bolo da massa do pão, o mel, enchidos e vinhos.

Santiago do Cacém levou à Bolsa de Turismo de Lisboa, enquadrado no grande espaço promocional da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo a sua oferta turística e cultural, explorando também o seu valioso património monumental e natural, enquanto território com uma paisagem diversificada.  Nesta edição, esteve em destaque a 30.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, maior feira do género do Alentejo Litoral, que se realiza de 25 a 28 de Maio, em Santiago do Cacém. Também o artesanato local estará em evidência através de uma exposição, e do trabalho ao vivo da artesã Isaurinda Pereira, da Arte e Traje, com a execução de bonecas de trapo com trajes regionais. Ainda de destacar a presença do Badoca Safari Park, que irá oferecer vouchers aos mais pequenos e integrar o Kids Route − um novo projecto da BTL para que as crianças descubram Portugal.

O turismo é uma aposta cada vez mais forte das autarquias que assim conseguem criar novas dinâmicas económicas no concelho, criando riqueza e postos de trabalho.

De referir que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, passou perto de quatro horas na BTL, ocupadas, sobretudo, a tirar fotografias, quase incessantemente, com expositores e visitantes, e considerou que “é impressionante o panorama desta 29.ª edição, que ultrapassa todas as anteriores”.

Segundo o Presidente da República, “o panorama do turismo português é imparável neste momento” e funciona como “motor” da economia, fundamental para se alcançar “o tal crescimento acima de 2%”.