O distrito de Setúbal apresenta 441 casos positivos de Covid-19 e duas mortes, no concelho de Almada, até à data de 6 de Abril, segundo números divulgados pela Direcção Geral da Saúde.
Almada lidera a lista de casos positivos desta doença, com 130 e duas vítimas mortais.
De referir que um centro de testes irá funcionar, a partir de 8 de Abril, nas instalações da Escola Básica Rogério Ribeiro, na freguesia do Pragal, funcionando apenas com prescrição médica do Serviço Nacional de Saúde (SNS)e mediante marcação obrigatória. A unidade terá capacidade para realizar 30 testes diários.
Na semana antecedente à Páscoa, os testes realizam-se apenas nos dias 8 e 9 de Abril, quarta e quinta-feira, entre as 14h00 e as 18h00. A partir de 13 de Abril, os testes serão feitos de segunda-feira a sábado, no mesmo horário.
O serviço é da responsabilidade do ACES Almada-Seixal, em parceria com a Câmara Municipal de Almada (CMA) no âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Além da cedência do espaço, a CMA assegura, ainda, as questões logísticas para o funcionamento deste serviço.
Os serviços laboratoriais serão assegurados pelo laboratório Germano de Sousa, tendo sido contratualizados pelo SNS.
O segundo concelho com mais casos positivos de Covid-19é Seixal com 109, seguindo-se Barreiro com 56 e Setúbal com 40.
Já Moita regista 35 casos positivos desta doença, seguindo-se Montijo com 26, Sesimbra com 13, Palmela com 11, Alcochete e Santiago do Cacém com 7, cada, Sines com 4 e Grândola com 3.