Câmara de Setúbal intensifica controlo de pragas

A Câmara Municipal de Setúbal está a reforçar a desinfestação do espaço público, para controlo de pragas, em virtude do calor, com uma operação em todo o concelho, que se mantém até ao final do verão.

A ação, com especial incidência nos locais considerados problemáticos, designadamente junto da rede de esgotos, coletores, contentores e zonas de restauração e de venda de produtos alimentares, pretende fazer face ao aumento de pragas urbanas durante os meses de maior calor.


À ação especial junta-se àquilo que é feito regularmente e que, só no primeiro semestre do ano, levou as equipas municipais do ambiente a efetuar 959 desbaratizações, 907 desratizações e 278 desinsetizações, no âmbito das operações de controlo de pragas.

Ao longo desses seis meses foram igualmente efetuadas 1407 intervenções em palmeiras do concelho, com o objetivo de combater o escaravelho próprio desta árvore.

Há ainda a destacar a destruição de cerca de quatro dezenas de ninhos de vespa-asiática.

Além das ações planificadas, a Câmara Municipal de Setúbal efetua desratizações e desbaratizações em função de comunicações feitas pelos munícipes.

Entre as maiores causas para uma maior concentração de pragas estão o aumento das temperaturas associado a alterações climáticas e a abundância de matéria orgânica (alimento).

Não sendo possível erradicar definitivamente a presença de espécies infestantes, a Câmara Municipal apela à população que não adote comportamentos que podem levar à propagação de pragas, nomeadamente a deposição de alimentos na via pública.