Distrito de Setúbal e Odemira celebram 25 de abril com música

Grandes nomes da música portuguesa vão dar concertos nos dias 24 e 25 de abril no distrito de Setúbal e Odemira, com entrada gratuita. Paulo de Carvalho, AGIR, Rui Veloso, The Gift, Jorge Palma, Sara Correia, Luís Represas, Xutos & Pontapés e António Zambujo são alguns dos artistas que prometem celebra abril através da música.

Alcácer do Sal – O concelho de Alcácer do Sal vai celebrar os 50 anos do 25 de Abril de 1974 com um programa extenso e significativo. Este aniversário da Revolução dos Cravos, que marcou o fim de décadas de ditadura em Portugal, é celebrado para refletir a importância do evento na vida dos cidadãos. Como destaque, a autarquia sugere o concerto com Rui Veloso no dia 24 de abril pelas 22h00, no Parque Urbano. As atividades abrangem diversas áreas, desde exposições e palestras históricas até espetáculos culturais e musicais. A atmosfera será de comemoração e reflexão, recordando os ideais de liberdade e democracia que moldaram a nação desde 1974.

Alcochete – Nos 50 anos do 25 de abril, o município de Alcochete promove um programa especial para celebrar consigo a Liberdade. No 24 de abril, pelas 22h00, realiza-se o concerto comemorativo com The Gift, no largo de São João. No dia 25 de abril, às 16h00, terá lugar a Sessão Solene, no Fórum Cultural de Alcochete.

Almada O município celebra os 50 anos do 25 de Abril de 1974 com um vasto programa de iniciativas culturais e de lazer, por todo o concelho – exposições, concertos, teatro, cinema, encontros, oficinas criativas, atividades desportivas e visitas. Destaque para a exposição “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, com fotografias de Alfredo Cunha, que vai estar no Museu de Almada – Casa da Cidade. Inauguração marcada para 11 de abril, quinta-feira, às 19h00. “Portais do Tempo”, uma exposição com curadoria da Underdogs, propõe uma série de reinterpretações das fotografias de Alfredo Cunha, assinadas por sete artistas contemporâneos. A exposição vai estar no antigo estaleiro da Lisnave a partir de 13 de abril. Na noite de 24 de abril, a festa faz-se em palco com Dino D’Santiago e convidados especiais – Batukadeiras Madame X, Tristany, Orquestra Geração e Virgul –, na Praça da Liberdade. À meia-noite acontece o tradicional fogo de artifício.

Barreiro – Um concerto com Jorge Palma no dia 24 de abril, pelas 22h00, no Parque da Cidade, é o ponto alto das celebrações dos 50 anos do 25 de abril no concelho. Antes decorrerá o tradicional Desfile da Liberdade, com a inauguração da Escultura “Liberdade” no Parque Recreativo da Cidade. No dia da Revolução dos Cravos, realiza-se a cerimónia dos 50 anos do 25 de Abril, no largo do Mercado 1.º de Maio.

Grândola – A Festa da Liberdade, na noite de 24 de abril, traz à vila Morena dois nomes maiores da música portuguesa. Paulo de Carvalho, cantor, músico e compositor, com mais de 60 anos de carreira, que resumem etapas fundamentais e decisivas da música portuguesa, sempre associadas a uma voz extraordinária que faz dele, hoje e sempre, o intérprete inexcedível da nossa vida musical, é o primeiro artista a subir ao palco da Festa que reserva muitas surpresas e fortes emoções. O 25 de Abril tem nele um símbolo. Paulo de Carvalho interpretou a canção E Depois do Adeus, a segunda senha da Revolução dos Cravos. No espetáculo “As Cantigas Que Eu Fiz… e Outras” junta as canções que tornou populares e novas canções a músicas que escreveu ou compôs para outras vozes. A seguir a um espetáculo piromusical e multimédia a festa continua com “AGIR – Cantando Abril” um concerto de homenagem de um dos mais importantes artistas contemporâneos da música portuguesa ao cancioneiro do 25 de Abril, aos seus poetas e músicos de intervenção, como Zeca Afonso, Sérgio Godinho ou Fausto, entre outros. A grande Festa da Liberdade promovida pelo Município de Grândola começa às 22h30, no Parque de feiras e exposições de Grândola, e promete ser memorável.

Moita – No dia 24 de abril, pelas 22h30, no largo da Feira, em Alhos Vedros, terá lugar o concerto comemorativo dos 50 anos do 25 de abril com Luís Represas. O espetáculo tem entrada gratuita.

Montijo – No dia 25 de abril, na zona ribeirinha vai ser inaugurada a exposição “Caminhos da Liberdade” da autoria do fotógrafo montijense Fernando Rei. Será também inaugurada a peça escultórica “Uma Flor para o Montijo” da autoria de Tony Cassanelli na rotunda do Apeadeiro de Sarilhos.  À tarde, após a sessão solene, realiza-se o concerto “Canções de Abril” pela Orquestra Sinfónica do CRAM.À noite assinala-se também o primeiro aniversário da abertura da Casa da Música Jorge Peixinho com uma performance interpretada pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e a Companhia Mascarenhas-Martins. O habitual espetáculo oficial comemorativo da Liberdade será na sexta-feira, 26 de abril, com Sara Correia, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida.

Palmela – A nível musical, destaque para “Abril para Já”, no dia 25 de abril, às 21h00, na praça da Independência, em Pinhal Novo, um espetáculo musical/multimédia com a participação de jovens músicos amadores e artistas emergentes do concelho, a partir de canções de Abril. Na noite de 24 de abril, às 22h00, o largo de S. João, em Palmela, recebe o espetáculo evocativo do 25 de Abril “O Presidente da Associação de Estudantes ganhou uma viagem para o Brasil”, com direção artística do maestro Jorge Salgueiro e participação das bandas filarmónicas e corais do concelho. Este projeto tem por base a alusão à viagem de Marcelo Caetano para o Brasil. Em palco, vão estar 60 jovens, que vão cantar, dançar e representar.

Santiago do Cacém – A mítica banda portuguesa “Xutos & Pontapés” vão dar um concerto, no dia 24 de abril, pelas 22h30, no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, seguindo-se uma sessão de fogo de artificio. Seguem-se as atuações de Tiago M e Prosa.

Seixal – Com o lema “Abril, a Liberdade Que Nos Une”, o município promove um vasto programa de celebrações até dezembro de 2026 (data em que se assinalam os 50 anos da Constituição da República Portuguesa), contemplando a realização de várias dezenas de iniciativas, sobretudo ao longo do ano de 2024, com destaque para a noite do próximo dia 24 de abril, com a realização do concerto comemorativo do 25 de Abril. Entre as várias iniciativas, ao longo deste espaço de tempo, destacam-se as artes visuais, os workshops, a arte urbana, os colóquios e debates/conversas, a dança, os eventos desportivos, a leitura, a música e o teatro, entre muitas outras. No dia 24 de abril, o Parque da Quinta dos Franceses, no Seixal, será palco, a partir das 21.30 horas, de uma série de espetáculos musicais, estando previstas as atuações de Criatura, António Zambujo, Sara Correia, Carlão, Nenny e, ainda, Stereossauro (e convidados). Nessa noite, haverá ainda um espetáculo de fogo de artifício. Ainda sobre este programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, haverá um tema anual a abordar, entre 2024 e 2026, que dará o mote para as várias iniciativas: em 2024, o tema é “Em cada Esquina, Liberdade”; em 2025, “Seixal, Terra e Gentes de Abril” e, em 2026, “Com a Constituição, Reforçar Abril”.

Sesimbra – Os concertos de Mário Laginha e Camané (dia 25, 21h00), no Castelo de Sesimbra, João Gil, no Parque da Vila, na Quinta do Conde (dia 25, 18h00), e um tributo a Zeca Afonso, com o espetáculo Por Terras do Zeca, na vila de Sesimbra (24 abril, 22h00), marcam as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, nas três freguesias do concelho. O fadista Camané e o pianista Mário Laginha apresentam a 25 de abril o espetáculo Aqui Está-se Sossegado, que mostra, uma vez mais, a cumplicidade que existe entre os dois músicos. Horas antes, na Quinta do Conde é a vez de João Gil dar o seu toque aos festejos do 25 de abril que animam o Parque da Vila durante todo o dia. As comemorações a 24 de abril fazem-se no palco da Feira da Festa das Chagas com um tributo à obra de Zeca Afonso, que para além de Davide Zaccaria, na direção, violoncelo e guitarras, conta com as vozes de Maria Anadon, Filipa Pais, Vítor Paulo e Luiz Caracol. Os 50 anos do 25 de Abril são assinalados ainda com a deposição por jovens sesimbrenses do Legado do Tempo na Fortaleza de Santiago. O legado, que só será conhecido e divulgado a 25 de Abril de 2074 quando se assinalar o centenário da Revolução dos Cravos.

Setúbal – A música é um dos atrativos do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril em Setúbal, com destaque para concertos com Marisa Liz, António Zambujo e Wet Bed Gang, a decorrer em vários locais do concelho. O ponto alto está agendado para abril, com o evento Concertos de Abril, em que Marisa Liz e as convidadas especiais A Garota Não e Cláudia Pascoal dão as boas-vindas aos 50 anos da Liberdade, no dia 24, a partir das 22h00, no largo José Afonso. O Coral Infantil de Setúbal e o Coro TuttiEncantus sobem ao palco no final para entoar a “Grândola, Vila Morena”, antes de ser lançado o fogo de artifício na Doca dos Pescadores, à meia-noite, para assinalar o exato momento dos 50 anos do 25 de Abril.

Sines – A 24 de abril, às 21h30, junto ao Centro de Artes de Sines, tem início o espetáculo LEVANTE, uma criação do Teatro do Mar, com a participação da comunidade. Com direção artística de Julieta Aurora Santos, trata-se de uma criação de grande escala que irá percorrer as ruas do centro histórico e terminar na baía de Sines, com uma atuação do Sylphes Aerial Ballet, num bailado aéreo sobre o mar. Uma espécie de “manual para uma revolução” é o repto de LEVANTE. Logo a seguir, à meia-noite de dia 24, ainda na baía de Sines, dá-se as boas-vindas ao Dia da Liberdade com um espetáculo de fogo de artifício. Após o espetáculo, no palco da Av. Vasco da Gama, um dos mais reputados DJ portugueses, o DJ Kura, prolonga a alegria em forma de dança pela noite fora. Nesse mesmo cenário, no dia 25 de Abril, às 21h30, é a vez de subir ao palco o cantor e compositor Paulo de Carvalho. Autor de “E Depois do Adeus”, uma das senhas da Revolução dos Cravos, apresenta-se em Sines com o espetáculo “As Cantigas que Eu Fiz … e Outras”, que junta as canções que Paulo tornou populares, novas canções e canções que escreveu ou compôs para outras vozes

Odemira – Destaque para os concertos agendados entre os dias 24 e 27 de abril. Na noite de dia 24, atuam Marco Rodrigues e Richie Campbell, enquanto no dia seguinte são os Capitão Fausto e Xutos e Pontapés que garantem a animação. A escolha do público, Wet Bed Gang, sobe a palco no dia 26 de abril. Para dia 27 de abril, o Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade propõe um concerto com a Banda Filarmónica de Odemira, com os convidados especiais Pedro Mestre e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e a participação de Mariana Martins e Sónia Barradas.